Bases de Dados E-L

Lista de A – D / E – L / M – Z

Encyclopaedia Britannica
Recurso em acesso aberto
Editora internacional de âmbito educacional.

ERIC – Educational Resources Information Center via EBSCO
Recurso B-on
Base de dados de referência bibliográfica, contendo referências de periódicos do Current Index of Journals in Education and Resources in Education Index através do ERIC. Contém também cerca de 200.000 relatórios e outros documentos em texto integral.

Essential Science Indicators
Recurso B-on
Disponível na plataforma ISI Web of Knowledge, Essential Science Indicators (Indicadores científicos básicos) é uma ferramenta de pesquisa que possibilita medir o desempenho científico e rastrear tendências nas principais áreas científicas.
ISI Essential Science Indicators utiliza dados de citações das publicações incluídas nos índices do ISI, de modo a classificar autores, instituições, países e publicações.

EUR-Lex
Recurso em acesso aberto
Acesso direto e gratuito ao direito da União Europeia. O sistema permite consultar o Jornal Oficial da União Europeia e inclui os tratados, a legislação, a jurisprudência e os actos preparatórios da legislação.

Europa – O portal da União Europeia
Recurso em acesso aberto
Site oficial da União Europeia.  Fornece informações básicas sobre o funcionamento da União Europeia, apresenta as notícias mais relevantes e disponibiliza um conjunto de documentos e publicações importantes do foro comunitário.

Europeana : Connecting Cultural Heritage
Recurso em acesso aberto
Biblioteca digital europeia que disponibiliza milhões de documentos digitais: livros, jornais, fotografias, mapas, pinturas, música, videos, etc. de grandes coleções de bibliotecas e museus europeus.

Eurostat Statistics Database
Recurso em acesso aberto
Dados estatísticos oficiais da UE

Feminae: Medieval Women and Gender Index
Recurso em acesso aberto
Fornece informação bibliográfica sobre a mulher e estudos do género em geral na Idade Média.

Gender Inn
Recurso em acesso aberto
Base de dados produzida na Universidade de Colónia, sobre estudos feministas e estudos de género. Permite aceder a mais de 8.400 registos de teoria e crítica literária feministas e estudos de género nas literaturas inglesa e americana.

GLoPAD Global Performing Arts Database
Recurso em acesso aberto
Base de dados referencial de imagens digitais, video clips, registos sonoros e outra informação na área das artes da representação.

GPO Access
Recurso em acesso aberto
Base de dados do “US Government Printing Office” que reúne e permite o acesso a documentação oficial, em texto integral, sobre política contemporânea norte-americana.

HAL Hyper Articles en Ligne
Recurso em acesso aberto
Base de dados em acesso aberto de documentos científicos, principalmente em língua francesa, em todas as áreas do conhecimento.

IEEE Xplore
Recurso B-on
Portal do IEE (Institution of Electrical Engineers) e do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que permite o acesso ao texto integral de artigos, livros, relatórios técnicos, conferências e normas, nas áreas da engenharia eletrotécnica, tecnologias e ciência da computação, desde 1988.

ILO Databases
Recurso em acesso aberto
Conjunto de bases de dados documentais, da responsabilidade da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que permitem o acesso ao texto integral de documentos sobre legislação e normas internacionais do trabalho, estatísticas, bem como outro tipo de informação.

Index Translationum
Recurso em acesso aberto
Base de dados referencial de traduções e publicações de estados membros da UNESCO.

Internet Archive
Recurso em acesso aberto
Base de dados de texto som e imagem.

Internet Movie Database
Recurso em acesso aberto
Base de dados sobre cinema.

ISI Web of Knowledge
Recurso B-on
Conjunto de bases de dados também conhecidas como «Science Citation Indexes» (Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index, Arts and Humanities Citation Index), compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information).
Trata-se de bases de dados de referência bibliográfica, que não contêm o texto integral dos documentos, mas que possuem uma característica especial: é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e onde.
É a partir destas bases de dados que é calculado o fator de impacto das publicações periódicas, bem como outros indicadores bibliométricos presentes no «Journal Citation Reports».
As bases de dados são atualizadas semanalmente e contêm informação desde 1945, 1956 e 1975.

Journal Citation Reports
Recurso B-on
O JCR (Journal Citation Reports) é um recurso essencial para a avaliação e comparação de periódicos a nível mundial.
O JCR permite conhecer dados bibliométricos de diferentes periódicos, designadamente o fator de impacto, e comparar títulos dentro de uma mesma área científica.
Library, Information Science & Technology Abstracts

Lista de A – D / E – L / M – Z