Formação de qualidade

Os cursos online da Universidade Aberta de Lisboa disponibilizam a oportunidade de aprendizagem ideal para qualquer pessoa com necessidade de ensino a distância. Pessoalmente, o programa de Doutoramento em Educação permitiu-me receber uma formação de grande qualidade sem descurar as exigências do meu trabalho e da minha vida pessoal. Apesar de viver em Macau, a 18 mil quilómetros de distância de Lisboa, a organização e disponibilidade do curso foram sempre excelentes, as ferramentas interativas fáceis de usar e, mesmo tendo de viajar com frequência, foi possível realizar as tarefas solicitadas em qualquer lugar onde houvesse acesso à Internet. As tarefas propostas foram desafiantes, a aprendizagem colaborativa enriquecedora e os professores excelentes.

O programa de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação e Interculturalidade, foi rigoroso e permitiu-me sistematizar experiências prévias no campo da educação, assim como desenvolver novas perspetivas na minha atuação profissional como assessora na área educativa nos serviços de Educação locais. De facto, viver e trabalhar num local tão distante como Macau, não só geograficamente, mas também em termos de cultura e língua, coloca desafios que a reflexão crítica e a consolidação e de métodos e técnicas de trabalho proporcionadas por este programa de doutoramento ajudam a superar.

Na sequência da investigação realizada para o doutoramento, um estudo de caso sobre uma escola trilingue local, tenho vindo a apresentar comunicações por convite em conferências internacionais na Universidade de Macau, na Universidade Nacional de Taiwan, na Universidade de Mandalay (Birmânia) e a publicar artigos em revistas indexadas em Macau, no Brasil, África do Sul e Portugal. Passei a ser igualmente investigadora colaboradora do Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais da UAB.

O próximo passo será o pós-doutoramento… na UAb, claro!

 

Ana Paula Dias

Doutorada em Educação pela Universidade Aberta