Empregabilidade

OPORTUNIDADES DE EMPREGO

No âmbito da política ativa de promoção da empregabilidade dos nossos estudantes, e numa visão de responsabilidade social, a Universidade Aberta (UAb) celebrou um Protocolo com a RHmais – Organização e Gestão de Recursos Humanos, SA, empresa líder na área, com o objetivo de potenciar a todos os estudantes e formandos da UAb o acesso a melhores condições no mercado de trabalho.

No quadro deste protocolo os estudantes poderão consultar as oportunidades de emprego na página web da RHmais e fazer a sua candidatura online. Especificamente para os estudantes da UAb, o processo de candidatura passa por enviar o Curriculum Vitae para o endereço eletrónico Emprego_uab@rhmais.pt, indicando a função, referência e local a que se candidata.

Consulte as oportunidades de emprego mais recentes em

 


EMPREGABILIDADE NA UAb

O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta vai ao encontro dos desafios atualmente lançados ao Ensino Superior, no domínio da empregabilidade. É nosso entendimento que o ensino superior pode conduzir os estudantes a desenvolver a sua empregabilidade, orientando-os na reflexão das suas aprendizagens e valorizando a experiência do trabalho.

A empregabilidade é o potencial que o diplomado detém quando finaliza o curso e que se traduz num conjunto de competências, de compreensões e de atributos pessoais, que tornam mais provável que consiga emprego e que seja bem-sucedido na ocupação escolhida. Este conceito é bem diferente da taxa de emprego, onde interferem outros fatores, tais como a área de formação, o mercado do trabalho, entre outros. No caso da UAb, cerca de 90% dos nossos estudantes são trabalhadores. A experiência profissional do estudante é essencial no processo de aprendizagem, mas deverá ser objeto de reflexão para que possa ser integrada na aprendizagem.

Competências para a Empregabilidade

 

A aprendizagem da UAb visa desenvolver o sentido crítico do aluno, reclamando um estudante informado, autónomo e ativo no seu processo de aprendizagem e que pode tornar-se num agente transformador no meio e no contexto onde interage.

Não obstante, e ao nível da gestão estratégica da UAb, é reconhecida a importância da ligação da universidade ao mercado de trabalho, bem como o percurso socioprofissional dos nossos diplomados. Deste modo, a universidade orienta e promove iniciativas entre os Centros Locais de Aprendizagem e as entidades da sociedade Civil (públicas e privadas) designadamente em zonas descentralizadas.

A par a Universidade Aberta realiza ainda estudos, aplicando inquéritos aos estudantes, para conhecer e acompanhar a sua situação socioprofissional e para auscultar, de uma forma mais abrangente, se as condições de vida melhoraram, após terem concluídos os seus cursos.

A Qualificação Profissional, Mobilidade dos Estudante da UAb

 

Por último divulga e disponibiliza informação neste âmbito, designadamente Ofertas de Emprego, que poderão ser úteis a quem procura emprego.

Tendências e Novas Oportunidades de Emprego para Portugal