Matrículas e Inscrições

Calendário de Matrículas e Inscrições 

(Ano Letivo 2017-2018)

Licenciaturas  

DESPACHO N.º 118/VR/DC/2017 

  • 2.ª fase – 1.º semestre: Acesso específico e maiores de 23 anos: 5 a 12 de setembro de 2017

Mestrados e Doutoramentos

DESPACHO  N.º 025/VR/DC/2017  

  • 2.ª fase – 1.º semestre: 25 de julho a 11 de agosto de 2017
  • 2.ª fase – 2.º semestre: 9 a 23 de janeiro de 2018
  • 3.ª fase – 1.º semestre: 21 de setembro a 1 de outubro de 2017
  • 3.ª fase – 2.º semestre: 9 a 23 de janeiro de 2018

Matrícula

A matrícula é o ato pelo qual os candidatos formalizam a sua condição de estudante de determinado curso da Universidade Aberta, sendo realizada e paga uma única vez, numa das seguintes duas situações:
  • quando os candidatos se matriculam pela primeira vez;
  • quando os candidatos requerem o reingresso ou a mudança de par instituição/curso.

Inscrição

O estudante deve fazer uma inscrição por cada Unidade Curricular (UC), consoante o número de UC que pretenda realizar no semestre. O estudante deve inscrever-se também nas UC às quais ainda aguarda resultados do ano ou semestres anteriores.

No 1.º ano de um curso de 1.º Ciclo, o estudante pode inscrever-se até um máximo de 60 ECTS, o que corresponde a 10 UC por ano. Nos anos seguintes, caso não tenha obtido aprovação em UC nos anos anteriores, pode efetuar inscrição até 84 ECTS, o que equivale a 14 UC.

Para as inscrições nas UC do 2.º e 3.º Ciclos consulte o respetivo Guia de Curso.

Estudante a Tempo Parcial

No 1.º Ciclo, considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele que, em cada ano letivo, efetua inscrições em parte do total das UC  a que se poderia inscrever no regime de estudos a tempo integral.

Nos 2.º e 3.º Ciclos, considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele que, no ato da matrícula e inscrição no ano letivo, e apenas nesse momento, se inscreve num mínimo de 20% e num máximo de 50% de Unidades Curriculares.

Recomenda-se a leitura das Regras Gerais da Oferta Educativa da Universidade Aberta.

Prazos e Pagamentos

As matrículas/inscrições realizam-se online, na Área Privada do Estudante/Portal Académico, respeitando os prazos anualmente estabelecidos no Calendário Letivo em vigor.

A matrícula e/ou inscrição só é aceite se o estudante tiver a sua situação regularizada quanto ao pagamento de propinas e/ou taxas.

Para valores atualizados consulte Pagamentos e o Preçário em vigor.

Anulação de Matrícula

A anulação de matrícula origina a anulação de todas as unidades curriculares em que o estudante está inscrito.

Caso o estudante pretenda retomar os estudos tem de efetuar nova candidatura de acordo com o regime e nos prazos definidos para o efeito.

A anulação de matrícula pode ser solicitada em qualquer momento do ano letivo e implica a regularização das propinas já vencidas e o preenchimento do formulário abaixo.

FORMULÁRIO DE ANULAÇÃO DE MATRÍCULA

Anulação de Inscrição em Unidades Curriculares

Sem prejuízo do pagamento das prestações de propinas e taxas de matrícula já vencidas, o estudante pode anular a inscrição devendo para o efeito, preencher o formulário e indicar qual(ais) a(s) unidade(s) curricular(es) que pretende anular.

FORMULÁRIO DE ANULAÇÃO DE INSCRIÇÕES

Suspensão da matrícula/inscrição

Na UAb, não existe a possibilidade de suspensão da matrícula/inscrição por requerimento do estudante. Caso pretenda interromper os estudos deve solicitar a anulação da matrícula.

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