Matrículas e Inscrições

Calendário de Matrículas e Inscrições 

(Ano Letivo 2018-2019)

Licenciaturas  

  • 1.º semestre: 24 de julho a 14 de agosto de 2018
  • 2.º semestre: 08  a 22 de janeiro de 2019

Mestrados e Doutoramentos

  • 1.ª fase – 1.º semestre: 24 de julho a 14 de agosto de 2018
  • 1.ª fase – 2.º semestre: 8 a 22 de janeiro de 2019
  • 2.ª fase – 1.º semestre: 18 a 25 de setembro 2018
  • 2.ª fase – 2.º semestre: 8 a 22 de janeiro de 2019

Matrícula

A matrícula é o ato pelo qual os candidatos formalizam a sua condição de estudante de determinado curso da Universidade Aberta, sendo realizada e paga uma única vez, numa das seguintes duas situações:
  • quando os candidatos se matriculam pela primeira vez;
  • quando os candidatos requerem o reingresso ou a mudança de par instituição/curso.

Inscrição

O estudante deve fazer uma inscrição por cada Unidade Curricular (UC), consoante o número de UC que pretenda realizar no semestre. O estudante deve inscrever-se também nas UC às quais ainda aguarda resultados do ano ou semestres anteriores.

No 1.º ano de um curso de 1.º Ciclo, o estudante pode inscrever-se até um máximo de 60 ECTS, o que corresponde a 10 UC por ano. Nos anos seguintes, caso não tenha obtido aprovação em UC nos anos anteriores, pode efetuar inscrição até 84 ECTS, o que equivale a 14 UC.

Para as inscrições nas UC do 2.º e 3.º Ciclos consulte o respetivo Guia de Curso.

Estudante a Tempo Parcial

No 1.º Ciclo, considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele que, em cada ano letivo, efetua inscrições em parte do total das UC  a que se poderia inscrever no regime de estudos a tempo integral.

Nos 2.º e 3.º Ciclos, considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele que, no ato da matrícula e inscrição no ano letivo, e apenas nesse momento, se inscreve num mínimo de 20% e num máximo de 50% de Unidades Curriculares.

Prazos e Pagamentos

As matrículas/inscrições realizam-se online, na Área Privada do Estudante/Portal Académico, respeitando os prazos anualmente estabelecidos no Calendário Letivo em vigor.

A matrícula e/ou inscrição só é aceite se o estudante tiver a sua situação regularizada quanto ao pagamento de propinas e/ou taxas.

Para valores atualizados consulte Pagamentos e o preçário em vigor.

Anulação de Matrícula

A anulação de matrícula origina a anulação de todas as unidades curriculares em que o estudante está inscrito.

Caso o estudante pretenda retomar os estudos tem de efetuar nova candidatura de acordo com o regime e nos prazos definidos para o efeito.

A anulação de matrícula pode ser solicitada em qualquer momento do ano letivo e implica a regularização das propinas já vencidas e o preenchimento do formulário abaixo.

FORMULÁRIO DE ANULAÇÃO DE MATRÍCULA

Anulação de Inscrição em Unidades Curriculares

Sem prejuízo do pagamento das prestações de propinas e taxas de matrícula já vencidas, o estudante pode anular a inscrição devendo para o efeito, preencher o formulário e indicar qual(ais) a(s) unidade(s) curricular(es) que pretende anular.

FORMULÁRIO DE ANULAÇÃO DE INSCRIÇÕES

Suspensão da matrícula/inscrição

Na UAb, não existe a possibilidade de suspensão da matrícula/inscrição por requerimento do estudante. Caso pretenda interromper os estudos deve solicitar a anulação da matrícula.

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(+351) 30 000 77 33 | Segundas, quartas e sextas | 10h - 13h


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