Campus virtual para as prisões apresentado na Delegação do Porto



Internet segura, limitada, mas que permita o acesso dos cidadãos reclusos ao ensino superior através das tecnologias. Assim se resume o projeto piloto que arranca hoje, oficialmente, apresentado esta manhã na Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta. 

Foi no âmbito do I Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal”, numa organização conjunta da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA) e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

António Moreira, docente e diretor da Delegação Regional do Porto e coordenador do Projeto “EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal” apresentou os desenvolvimentos do Campus Digital EducOnline@Pris. Um projeto desenvolvido em parceria entre a Universidade Aberta e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que promove a educação e a formação nos estabelecimentos prisionais em Portugal. A apresentação foi acompanhada por Regina Branco e Luís Guedes, responsáveis da DGRSP, que partilharam o entusiasmo no desenvolvimento do projeto, mas também as preocupações de segurança que têm sido um ponto importante neste percurso.

A respeito do trabalho que a Universidade Aberta tem desenvolvido nesta área, Domingos Caeiro, vice-reitor da UAb, relembrou a importância de criar projetos com esta envergadura em termos de cidadania e humanismo, que enalteçam o papel que a universidade pública deve desempenhar na criação de coesão social e oportunidades a populações desfavorecidas.

6 de novembro, 2018