Centenário do Padre Manuel Antunes



9 de outubro, 2018

Nos próximos dias 2 e 6 de novembro vai realizar-se o Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj.

Este evento científico que assinala os 100 anos do nascimento do padre jesuíta Manuel Antunes e decorre simultaneamente em Lisboa e na Sertã, sua terra natal, tem como referência os grandes tópicos da reflexão antunesiana na abordagem dos grandes temas e problemas do nosso país, em articulação com as grandes questões da Europa e do mundo globalizado em que vivemos.

O Padre Manuel Antunes, sj (1918-1985), é considerado um dos pensadores e pedagogos mais notáveis do século XX português. Ensinou várias gerações de estudantes que frequentaram as disciplinas que lecionou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 1957 até à sua morte, em 1985.

A Comissão organizadora, presidida pelo professor José Eduardo Franco, Diretor da Cátedra de Estudos Insulares e Globalização da Universidade Aberta (CIDH-UAb) conta, na Comissão de Honra que reúne um vasto conjunto de personalidades, com o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Da Comissão Científica liderada pelo professor Guilherme d’Oliveira Martins faz parte um conjunto de professores universitários e investigadores de renome.

Este congresso é acreditado como curso de formação para docentes do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, nos seguintes grupos: 200 – Português e Estudos Sociais/ História; 210 – Português e Francês; 220 – Português e Inglês; 290 – Educação Moral e Religiosa Católica; 300 -Português; 310 – Latim e Grego; Alemão; 400 – História; 410 – Filosofia.

Para mais informações e inscrições consulte o site do evento.

Programa



Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


UAb na Imprensa


Portal UAb | Dê a sua opinião aqui!


Merchandising UAb