Divulgação do legado de Sebastião da Gama



A Universidade Aberta (UAb), a Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e para a Globalização (CIDH) e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) assinaram, no passado dia 22 de dezembro, um protocolo de cooperação para  divulgação do legado intelectual do poeta e pedagogo Sebastião da Gama.

O acordo de cooperação que tem a duração de um ano e renovação automática por iguais períodos foi celebrado numa cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Setúbal, em que estiveram presentes o vice-reitor da UAb, Domingos Caeiro, o diretor da CIDH, José Eduardo Franco e o coordenador do polo  do CLEPUL na UAb, João Relvão Caetano.

Para além da UAb, da CIDH e do CLEPUL firmaram também este acordo a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo completado a licenciatura em Filologia Românica em 1947 na Faculdade de Letras de Lisboa.

“Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.

No dia 7 de fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência.

3 de janeiro, 2018