UAb aposta no Projeto Campus Aberto



A Universidade Aberta apresentou, no dia 28 de junho, o “Campus Aberto”, um projeto estratégico coordenado pelos professores Vítor Rocio e Adérito Marcos.

A abrir a sessão, o reitor da UAb, Paulo Dias, afirmou que este projeto “é vital para a UAb e tem todo o apoio da equipa reitoral”, acrescentando que “todos temos de ter uma atitude de inquietação e desassossego, só assim a Universidade Aberta é capaz de afirmar o amanhã, um amanhã profundamente tecnológico e inovador.”

Referiu, ainda, que “neste novo modelo de ensino a distância, a UAb tem que viver de tecnologia, laboratórios virtuais, construindo novos ambientes de trabalho. Esta componente tecnológica é o que nos distingue das restantes universidades presenciais. Por sermos pioneiros nessa área, temos a responsabilidade de lhes passar esse conhecimento adquirido”.

Os professores Adérito Marcos e Vítor Rocio apresentaram o projeto, destacando que o mesmo visa construir um ambiente onde as pessoas se relacionem, assumindo-se, por isso, como uma rede social que abre a universidade a toda a comunidade.

Neste ambiente online, os estudantes farão parte da vida da Universidade, não apenas dos processos de ensino e aprendizagem, mas podem também acompanhar os processos administrativos e ter acesso à atividades científicas e culturais em curso na UAb.

A implementação do projeto deverá iniciar-se já no próximo mês de setembro com a prototipagem rápida dos processos, prevendo-se que algumas valências  já estejam disponíveis dentro de 2 anos e em pleno funcionamento em 2022.

A encerrar a sessão, o reitor Paulo Dias dirigiu-se aos presentes na sala e aos que acompanhavam a sessão online dizendo que “não somos uma universidade igual às outras, temos que estar sempre à frente porque a inquietação é o nosso conforto”.

29 de junho, 2017