UAb assina protoloco com Instituto Latino-Americano



Foi celebrado no dia 13 de setembro, no Palácio Ceia, o protocolo de colaboração entre a Universidade Aberta (UAb) e o Instituto Latino-Americano da Comunicação Educativa (ILCE).

A cerimónia que decorreu em simultâneo na cidade do México juntou, por videoconferência, os representantes do ILCE aos representantes da UAb. Pelo ILCE estiveram o coordenador geral académico, Dr. Gerardo Ojeda Castañeda e o diretor geral, Dr. René Asomoza y Palacio, na presença do embaixador de Portugal no México, Sr. Jorge Roza de Oliveira e pela UAb, o reitor Paulo Dias e os professores José António Moreira e Daniela Melaré Barros.

No início da sessão teve a palavra o professor José António Moreira que referiu estar muito satisfeito com este protocolo que envolve um número considerável de países da América Latina e Caribe. Neste âmbito, salientou a necessidade de “um diálogo permanente nas vertentes da investigação, formação e educação, tendo em conta a dimensão internacional da UAb”.

De seguida, o Dr. Gerardo Ojeda Castañeda fez uma breve apresentação das linhas orientadoras do protocolo, tendo destacado “a ampla experiência da UAb no ensino a distância, os seus métodos inovadores na área da educação virtual, nomeadamente a sua longa colaboração com a RTP”. Referiu, também, a importância de incorporar no ILCE a oferta da UAb, para disponibilizá-la aos países da América Latina, não obstante as barreiras linguísticas”. Salientou, ainda, o seu interesse no projeto da UAb – o cinema e a escola – a ser implementado pelo professor José António Moreira, ligação que faz todo o sentido, considerando que o ILCE teve origem há 61 anos na área do cinema educativo.

O embaixador Jorge Roza de Oliveira manifestou a sua satisfação por estar presente no ato, referindo a  aposta da Embaixada de Portugal na cooperação universitária entre os dois países.

Na sua comunicação o reitor da UAb fez questão de agradecer ao ILCE e à Embaixada, desejando que deste protocolo resulte “uma cooperação forte e intensa entre ambas as instituições”. Referiu a importância de uma verdadeira rede ibero-latino-americana que, se conseguir juntar as duas línguas, terá um poder enorme na área do conhecimento”. “É, por isso, necessário juntar esforços na área da educação digital e na investigação, áreas onde a imagem desempenha um papel fundamental”, disse. No âmbito deste programa, gostaria de promover “um programa de estudos conjunto, um projeto inovador na área da formação avançada”. Referindo a comemoração do 30.º aniversário da UAb, a decorrer em 2018, salientou “a importância de poder entrar numa rede mais alargada, tendo em vista a construção de novos cenários de educação digital”. Embora reconhecendo ser um grande desafio, assumiu que a UAb está, de facto, a construir conhecimento na sociedade digital.

A encerrar a sessão, o diretor geral do ILCE, agradeceu a todos os envolvidos na concretização deste convénio, destacando “o importante papel da cooperação no mundo atual”. Salientou, ainda, a importância deste intercâmbio para o fortalecimento das áreas das tecnologias da informação e comunicação do ILCE, através da formação e desenvolvimento de projetos que estimulem e o trabalho a distância.

14 de setembro, 2017