Universidade Aberta atribui honoris causa a Helena Semedo



23 de novembro, 2018

No próximo dia 3 de dezembro, às 15 horas, vai decorrer no Auditório Camões (Rua Almirante Barroso, n.º 25 A), em Lisboa, a cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa à Dra. Maria Helena Morais Semedo,  diretora geral adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A sessão tem início com um cortejo académico, a que se segue a apresentação da homenageada pela vice-reitora da Universidade Aberta, Prof.ª Carla Padrel de Oliveira, e o elogio da laureada pelo Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca.

Com esta homenagem, a Universidade Aberta distingue o percurso singular da economista cabo-verdiana defensora de causas como a luta contra a fome e a pobreza, dando voz às populações e comunidades mais vulneráveis, em especial às mulheres rurais.

Diretora geral adjunta da FAO desde 2013, tem desempenhado várias funções em África, nomeadamente como representante da FAO para o Níger (2003-2008), diretora regional adjunta para a África e coordenadora para a África Ocidental (2008-2009), tendo terminado a sua missão na região em 2013 como diretora regional para a África.

Foi a segunda mulher a assumir funções governativas em Cabo Verde e a primeira mulher africana a assumir responsabilidades de diretora geral adjunta da FAO.

Transmissão em direto



Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


UAb na Imprensa


Portal UAb | Dê a sua opinião aqui!


Merchandising UAb