Provedora do Estudante

Dra. Ana Paula de Oliveira Ribeiro

Deixe aqui a sua mensagem para a Provedora do Estudante

Mensagem da Provedora

O Provedor do Estudante é um órgão independente, sem poderes executivos e a quem compete analisar, sempre em conformidade com a lei as questões apresentadas pelos estudantes, fazendo-as chegar aos órgãos competentes.

Desta forma, o Provedor não substitui nenhum órgão da Universidade Aberta (UAb). Serve sim de mediador, colaborando com os órgãos da UAb, no sentido de assegurar os direitos e garantias dos estudantes, propondo sempre que se justifique, soluções que permitam melhorar os serviços prestados pela Universidade.

 O primeiro pensamento que me surge quando penso neste cargo é o de conflito. No entanto, reconheço-me como uma pessoa sempre disponível para ajudar e que acima de qualquer julgamento se põe ‘no lugar’ do outro. Tento perceber o que o outro está a sentir, a sua real necessidade. Acredito que esta minha característica será fundamental para avaliar com imparcialidade e justiça as questões que me forem apresentadas.

O estudante da Universidade Aberta não tem a sua vida facilitada. Não só pela exigência dos programas curriculares, como pelo seu perfil – adulto, com as preocupações inerentes de quem tem que gerir uma vida familiar e profissional.

O relógio não para e ele sabe muito bem disso. Tem por isso, o direito a receber um serviço de qualidade, eficiente e que o respeite. E é sobretudo por esta mesma razão que deve sentir a Universidade como sendo sua, envolvendo-se, estando atento, identificando aspetos menos positivos e fazendo-os chegar aos órgãos competentes pelos canais apropriados.

Deixo-vos então uma mensagem especial, um desafio a quem é o pilar da Universidade: a reflexão pessoal de cada um de vós naquilo que poderá ser uma melhoria para a Universidade Aberta. Eu estarei cá para dialogar e refletir convosco.

Quanto ao meu desafio, expresso-o nestes dois compromissos: o de estabelecer uma relação de proximidade e confiança convosco, e o de analisar de forma imparcial, e considerando a razão que vos assiste, cada uma das sugestões e reclamações que me façam chegar.

Ana Paula de Oliveira Ribeiro (junho de 2018)

 

Regulamento do Provedor do Estudante da UAb

Nomeação da Provedora do Estudante da UAb para o biénio 2018-2020 e Nota Curricular

Candidaturas | Resultados


Candidaturas Online Cursos Formais


Candidaturas Online Cursos ALV


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


Linha Candidaturas: (+351) 30 000 77 33 | Segundas, quartas e sextas | 10h - 13h


Atendimento Presencial


Tem dúvidas? Contacte-nos!


Portal UAb | Dê a sua opinião aqui!