Provedor do Estudante

Dr. Florival Pereira

O Provedor é um órgão independente, sem poderes executivos a quem compete assegurar, com imparcialidade, o respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos estudantes na Universidade Aberta, dando seguimento a questões e reclamações que lhe sejam apresentadas.

Regulamento do Provedor do Estudante da UAb

Deixe aqui as suas sugestões...

...ou as suas questões!

UM BALANÇO FINAL DO MANDATO COMO PROVEDOR DO ESTUDANTE

Ao terminar o meu segundo e último mandato como Provedor do Estudante, quero deixar uma mensagem de despedida a todos os estudantes e ex-estudantes da Universidade Aberta. São os estudantes a razão de ser do Provedor e foi para encontrar as melhores soluções para os problemas, por eles apresentados, que trabalhei, ao longo de quatro anos, sem qualquer outro interesse que não fosse a defesa dos legítimos interesses dos estudantes, a dignificação da Universidade e o respeito pelas normas em vigor.

A título excecional poderei prolongar o desempenho de funções até à nomeação de um novo Provedor, mas, por se tratar de uma situação de exceção, entendo que é meu dever prestar contas à Universidade Aberta e aos estudantes, no final ordinário do meu mandato.

Chega ao fim a minha ligação à mais jovem universidade pública portuguesa, onde fui estudante, presidente da Associação Académica, membro do Senado e Provedor do Estudante.

Esta diversidade de funções permitiu-me adquirir um conhecimento privilegiado sobre a Universidade Aberta, sobre as suas virtudes e sobre os seus problemas. A estreita ligação que sempre mantive com os estudantes permitiu-me auscultar as suas opiniões acerca do funcionamento da Universidade, mais genuínas, mais abertas e mais abrangentes do que as manifestações de desagrado através das reclamações, onde se aponta o que não está bem, mas não é referido o que de positivo se faz nesta instituição, e é muito.

A experiência adquirida ao longo de mais de uma década permitiram-me conhecer com alguma profundidade como funciona a Universidade nas diferentes pedagógica e administrativa, o que de bom se faz nesta casa e aquilo que pode e deve ser melhorado.

Assumi a Provedoria do Estudante após um período de cerca de um ano de vacatura do cargo, pelo que não houve qualquer contato com a anterior provedora para passagem de testemunho. Comecei do zero, a apalpar terreno, procurando pontos firmes onde me apoiar, até dominar com segurança os mecanismos burocráticos das reclamações. Foi necessário voltar a divulgar junto da comunidade académica a existência do Provedor do Estudante, apelar à participação dos estudantes, e granjear a confiança dos mesmos.

Da parte dos estudantes senti grande adesão, desde o primeiro momento, e de todos os serviços da Universidade Aberta obtive a melhor abertura e colaboração para resolução dos problemas apresentados.

Saio de consciência tranquila de tudo ter feito para dignificar o cargo de Provedor do Estudante, a Universidade Aberta e os titulares dos cursos aqui ministrados. A credibilização da Universidade Aberta e do ensino a distância não é tarefa de alguns, é uma responsabilidade de todos. Pela minha parte empenhei-me de alma e coração para que a nossa Universidade seja cada vez melhor e tenha junto da comunidade o respeito que merece.

Aproveito esta oportunidade para desejar as maiores felicidades à Universidade Aberta, na pessoa dos seus dirigentes, docentes, funcionários e estudantes e, como antigo estudante e Provedor, sinto um enorme orgulho por ter feito parte desta Instituição.

Especialmente para os estudantes, os meus sinceros votos de sucesso académico, nunca se deixem vencer pelas dificuldades, resistam aos percalços que inevitavelmente hão-de sempre surgir, e nunca desistam de alcançar os vossos objetivos. Académicos e os Serviços de Gestão, com os quais contatei com maior frequência, pela prestimosa colaboração dada ao provedor, sem a qual não teria sido possível obter os resultados que foram conseguidos.

Uma palavra de reconhecimento para a direção da Associação Académica, pela excelente colaboração com o provedor, pelo diálogo aberto e franco que mantivemos, que nos permitiu agir sempre em sintonia.

Depois do primeiro mandato, sinto-me mais habilitado para o desempenho da função, com um melhor conhecimento sobre os problemas dos estudantes e sobre os modelos de atuação dos órgãos da Universidade, estando reunidas as condições para que neste novo mandato os resultados sejam ainda mais positivos.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos os estudantes os melhores sucessos académicos, pessoais e profissionais no ano escolar que agora se inicia, e a minha caixa de correio está sempre à vossa disposição para receber as vossas reclamações, sugestões ou, simplesmente, para trocas de opiniões.

28 de março de 2017

 

Dr. Florival Pereira
Provedor do Estudante

Continuidade de funções do atual Provedor do Estudante – Despacho nº 35/R/2017

Candidaturas Online


Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


Tem dúvidas?

Contacte-nos!


Linha Estudante

(+351) 300 007 259 | Segunda a Sexta | 10h-12h30 | 14h-16h30


Atendimento Lisboa

Rua Braamcamp 90 | Segunda a sexta | 10h-17h