Política da Qualidade


A política para a qualidade tem como principal objetivo a melhoria contínua através do estímulo à participação e à responsabilidade.

A concretização desse objetivo implica:

  1. O desenvolvimento de uma cultura organizacional, envolvendo e motivando toda a comunidade académica nos processos relativos à qualidade;
  2. A promoção de uma cultura de qualidade transversal a todas as atividades e projetos, na qual a avaliação seja encarada como um elemento natural da atividade da instituição.

Compromisso


1

Promover uma cultura de qualidade institucional e de autorresponsabilização com base na autoavaliação regular e no consequente controlo de implementação de melhoria.

2

Fomentar uma participação ativa das partes interessadas, internas e externas, relevantes para o funcionamento da instituição, auscultando as suas necessidades e expectativas, procurando aumentar a sua satisfação.

3

Promover os valores da UAb em todas as atividades desenvolvidas no âmbito do SIGQ_UAb.

4

Assegurar a identificação de constrangimentos e oportunidades, considerá-las e controlá-las, aumentando a eficácia do SIGQ e a obtenção de melhores resultados.

5

Garantir as condições necessárias à atualização do SIGQ e à sua certificação pelos referenciais e normas estabelecidas como referência para a sua construção.

6

Assegurar, através da Política de Segurança da Informação, o comprometimento da organização no cumprimento dos requisitos da norma ISO/IEC 27001.


SIGQ_UAb


O SIGQ_UAb tem como objetivo garantir a qualidade e a melhoria contínua nas áreas de missão institucional, através da implementação e acompanhamento do sistema de garantia da qualidade e de uma gestão participativa de todas as partes interessadas relevantes.
O sistema rege-se pelos princípios subjacentes à Política da Qualidade e abrange todos os processos e atividades realizadas com o intuito de alcançar os seus objetivos de melhoria e garantia da qualidade dos seus produtos e serviços.
O SIGQ_UAb assenta numa abordagem por processos, repartidos por quatro áreas: Gestão Estratégica, Missão, Suporte e Melhoria Contínua, e o seu modelo estrutural é apresentado no modelo seguinte.

Monitorização


Avaliação Externa


Avaliação Institucional

O Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior em Portugal (Lei n.º 38/2007, de 16 de agosto) estabeleceu como objetivos da avaliação da qualidade:

  1. A melhoria da qualidade das instituições de ensino superior;
  2. A prestação de informação, para a sociedade, sobre o desempenho das instituições de ensino superior;
  3. Desenvolver uma cultura institucional interna de garantia da qualidade.

Dando cumprimento ao exposto anteriormente, a UAb submeteu, em 2017, o processo de avaliação institucional pela Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO FINAL DA CAE

Auditoria ao Sistema interno de Garantia da Qualidade [ASIGQ]

Acreditação de ciclos de estudos

A acreditação de ciclos de estudos, nos termos do n.º 1 do artigo 52.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, consiste na verificação do preenchimento dos requisitos legais para a sua criação e funcionamento.

Os resultados dos processos de acreditação dos ciclos de estudos em funcionamento na UAb podem ser consultados no site da A3ES e estão disponíveis no Guia de Cursos do portal UAb, na informação específica de cada ciclo de estudos.