Que estimulante desafio

O meu primeiro contacto com a Universidade Aberta remonta a 2007. Professora a tempo inteiro, a necessidade profissional e a impossibilidade de assistir presencialmente às aulas, levaram a matricular-me no Curso de Profissionalização em Serviço.

Pese embora a boa experiência e referências dadas por uma colega minha da altura, ainda hoje me recordo do ceticismo, dos muitos receios iniciais mas também da excitação, que antecede qualquer e todo o começo de aventura ou de viagem, que me assolaram nessa altura. O resultado, dessa etapa em regime de ensino a distância, na modalidade online, foi que: conclui o curso com sucesso, criei laços de amizade (que perduram!) e, como se costuma dizer, comecei a “ganhar-lhe o gosto”.

Avancei para mais um curso. Desta vez, não por necessidade mas, sim, em busca de valorização pessoal e profissional. Inscrevi-me num curso ALV – Aprendizagem ao Longo da Vida: Formação de Formadores Online. Mais uma experiência, intensa e marcante, de contacto com o Modelo Pedagógico Virtual da UAb.

Foi, no entanto, com o Mestrado em Pedagogia do ELearning (MPEL)  que tudo começou. O meu real percurso académico na UAb e no universo do eLearning.

Que estimulante desafio. Foi através dele que as ainda relativas resistências/preconceitos (próprios de quem desconhece ou não compreende) às novas tecnologias e a um processo de ensino-aprendizagem a distância se dissiparam. Foi também com ele que se abriram as comportas: para a consolidação ou revisão dos meus conhecimentos; para o extravasar da minha paixão pela educação e interesse por métodos e técnicas pedagógicas inovadoras; para a satisfação e aumento da minha curiosidade investigativa, prazer em aprender, saber e compreender; para a descoberta, entre outras, da verdadeira aceção do conceito e espírito do trabalho colaborativo, do significado de autonomia e da importância de saber gerir o meu tempo pessoal-presencial com o online e para a oportunidade de conhecer pessoas oriundas dos quatro cantos do mundo.

Este percurso de aprendizagem online no MPeL e na UAb, significou e marcou um ponto de viragem importante na minha vida profissional. Enveredei pela formação a distância e mantenho em mente prosseguir para uma próxima aventura, sempre nesta Universidade: a do doutoramento.  Nos “entretantos”, tenho vindo (por convites que muito me honram) a participar  em ações associadas ao MPeL e ao Laboratório de Educação a Distância e eLearning da UAb, colaborado em projetos – tal como o de e-Mentoria: Rede de Apoio ao Estudante do Departamento de Educação e Ensino a Distância da UAb  – e , integrei, muito recentemente,  a Equipa de Monitores do Módulo de Ambientação Online.

Para quem começou reticente, a aventura do ” a distância e online” não poderia ser, a vários níveis, mais enriquecedora do que tem sido!

A finalizar este depoimento, que já vai bem longo, só me resta pois deixar:

À UAb, a todos os quanto trabalham para fazer desta Universidade uma instituição de referência mas também uma Comunidade de ensino-aprendizagem, pautada por uma forte componente humana e de relações interpessoais próximas,

um sentido Bem-Hajam!

 

Nathalie Ferret

Mestre em Pedagogia do e-Learning pela Universidade Aberta