Apresentação

A Qualidade tem sido uma das prioridades estratégicas da UAb e a prossecução deste objetivo tem-se refletido nos serviços prestados e por conseguinte nos prémios e distinções que já obteve e que atestam o compromisso social assumido em 1988, enquanto instituição de ensino superior a distância portuguesa.

Esta prioridade da Universidade Aberta converteu-se num compromisso que visa a melhoria contínua assente numa abordagem holística que relaciona as diversas valências de forma interdependente, reclamando o envolvimento de todos na definição e no cumprimento dos objetivos da cultura da qualidade.

O envolvimento dos colaboradores na definição e no cumprimento dos objetivos de uma cultura organizacional de qualidade de inegável valor estratégico é determinante na prossecução da excelência pedagógica e na visão e na perspetiva da UAb quanto à sua assunção na liderança de EaD em Portugal, constituindo um passo na construção de uma abordagem EFQM/A3ES e International Organization for Standardization (ISO), que procura mobilizar os vários serviços e promover o envolvimento de toda a instituição, contribuindo desta forma para a integração da melhoria contínua.

Em 2011, a UAb obteve a certificação dos serviços (NP EN ISO 9001), tendo sido atribuído novos ciclos da concessão da certificação, em 2015 e 2018, tendo ainda no presente ano garantindo a transição do seu sistema à luz da revisão de 2015 da NP ISO 9001, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Ainda a este nível a UAb promoveu e aplicou os processos de certificação da Segurança da Informação, ao nível da plataforma de eLearning (ISO/IEC 27001), obtida em 2017.

Em 2011, obteve o 1º Nível de Excelência da European Foundation for Quality Management que assenta num modelo de excelência que tem por base um conjunto de valores europeus.

A UAb em 2015, tornou-se a primeira universidade pública portuguesa a receber 4 estrelas e a ser distinguida no âmbito do esquema europeu Níveis de Excelência, sendo ainda a única universidade europeia de ensino a distância com este “reconhecimento” para o II nível - Recognised for Excellence (R4E) da European Foundation for Quality Management (EFQM).

Todas estas iniciativas vão permitir a adoção de medidas e de ações necessárias, conducentes à consolidação e subsequente certificação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ_UAb), que irá permitir a articulação num único sistema das diversas linguagens criando as condições para a credibilização da Universidade Aberta, com a sua especificidade própria, ganhando um novo enfoque, no panorama do ensino superior português.

A UAb acredita que os verdadeiros padrões da qualidade e o seu reconhecimento, só são alcançados quando a organização promove um trabalho conjunto, participado e quando incorpora, com naturalidade, uma atitude de melhoria contínua.