EFQM

A EFQM é a entidade responsável pelo Modelo de Excelência, o qual ao longo dos últimos vinte anos, tem sido uma estrutura de suporte para organizações europeias e de todo o mundo, desenvolverem uma cultura de excelência, acederem a boas práticas, conduzirem a inovação e melhorarem os seus resultados.

 

O Modelo de Excelência da EFQM é composto por três componentes integrados:

  • Os Conceitos Fundamentais da Excelência – Definem os princípios subjacentes para uma organização alcançar a excelência sustentada;
  • Os Critérios da EFQM – Convertem os Conceitos Fundamentais numa ferramenta de gestão;

O RADAR – Ferramenta simples, mas poderosa, para conduzir melhorias sistemáticas em todas as áreas de uma organização. O Modelo de Excelência da EFQM é utilizado como base para a (auto)avaliação de uma organização, um exercício através do qual é avaliada face a um conjunto de 9 critérios detalhados, os quais estão alicerçados nos 8 Conceitos Fundamentais da Excelência, e pontuada através do RADAR. Enquanto ferramenta de gestão, permite:
  • Avaliar o desempenho da organização e identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Integrar e alinhar os processos, procedimentos e ferramentas existentes, eliminando as duplicações;
  • Introduzir uma cultura de melhoria contínua;
  • Identificar quais as ações que, na realidade, estão a ter um impacte positivo nos resultados, que áreas necessitam de uma maior atenção e que abordagens devem tornar-se redundantes.
A utilização do Modelo de Excelência assegura que todas as práticas de gestão de uma organização formam um sistema coerente, que é melhorado continuadamente, e que suporta a execução da estratégia pretendida para a organização. Em qualquer lugar do mundo, formação superior  - licenciaturas, mestrados e doutoramentos -  e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. A APQ, enquanto entidade parceira da EFQM – European Foundation for Quality Management, é responsável em Portugal pela promoção, formação e qualificação de profissionais no âmbito do Modelo de Excelência e metodologias associadas, assim como pela tradução e comercialização dos seus materiais. A APQ é igualmente responsável pela gestão do esquema de reconhecimento Níveis de Excelência.