Bolsas de Iniciação à Investigação

A Universidade Aberta abre concurso para a atribuição de 8 (oito) bolsas de investigação (BI) para alunos do segundo e terceiro ciclos e de 2 (duas) bolsas de iniciação à investigação (BII) para alunos do primeiro ciclo do ensino superior. As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Programa “Verão com Ciência”.

 

APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS

O concurso estará aberto entre o dia 14 de julho e as 16h00 (hora de Lisboa) do dia 27 de julho de 2020.
As candidaturas, com os respetivos documentos de suporte previstos no presente Aviso de Abertura de Concurso, devem ser enviadas por email para cidh.global@gmail.com

 

TIPO E DURAÇÃO DA BOLSA

As BI e BII destinam-se a financiar a realização de atividades presenciais de formação e investigação de estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ciclos.

O plano de trabalhos será composto por uma componente de formação na Escola de Verão “Desenvolvimento de competências em pesquisa, transcrição, edição de fontes e revisão de textos”, promovida pela Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, e por uma componente de investigação com um plano de trabalhos que se adeque ao âmbito de atuação da referida Cátedra, dos projetos por si desenvolvidos ou dos quais é parceira. A duração da bolsa é de 3 meses e não haverá lugar à renovação. O montante das bolsas corresponde à tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, no país (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 

DESTINATÁRIOS DAS BOLSAS

As bolsas destinam-se a alunos inscritos numa instituição de ensino superior, em cursos de primeiro, segundo ou terceiro ciclos.

 

ADMISSIBILIDADE

Podem candidatar-se ao presente concurso os candidatos que cumpram os requisitos previsto no artigo 9.º do RBI.

 

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

A candidatura deverá ser formalizada por email, com o envio dos seguintes documentos:
– Curriculum Vitae;
– Carta de Motivação com indicação do tipo de bolsa a que se candidata e uma proposta de plano de trabalhos;
– Cópia do documento de identificação;
– Comprovativo de inscrição em curso do primeiro, segundo ou terceiro ciclos do ensino superior, especificando o curso e o grau em que o estudante se encontra inscrito;
– Declaração de aceitação da unidade de acolhimento de I&D;
– Declaração do orientador assumindo a responsabilidade pela supervisão do plano de trabalhos.

O email para o qual deverá ser enviada a documentação acima indicada é: cidh.global@gmail.com

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 0 a 20, tendo em consideração cada um dos seguintes critérios de avaliação:
– Critério A – Mérito do candidato: currículo académico e científico (20%);
– Critério B – Qualidade e adequação do plano de trabalhos (50%);
– Critério C – Motivação do candidato para participar no plano de formação e investigação: carta de motivação (30%).

Os candidaturas serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação obtida em cada um dos critério.

 

AVALIAÇÃO

O júri será constituído pelos seguintes elementos:
– Professor Doutor José Eduardo Franco (presidente);
– Professor Doutor Pedro Caridade Freitas (vogal);
– Doutora Joana Balsa de Pinho (vogal).

O júri apreciará as candidaturas de acordo com os critérios de avaliação constantes do presente Aviso de Abertura de Concurso, ponderando os elementos que compõem a candidatura.

 

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

Os resultados da avaliação são comunicados por correio eletrónico. Aplica-se a reserva de recrutamento dos candidatos por ordem de classificação, em caso de rescisão/desistência do(a) candidato(a) seleccionado(a).

 

PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE AUDIÊNCIA PRÉVIA, RECLAMAÇÃO E RECURSO

Considerando os prazos estabelecidos pela FCT para execução do programa, após a comunicação dos resultados da avaliação, não se aplicará o procedimento de audiência de interessados, de acordo com as alíneas a) e c) do art.º 124.º do CPA.

 

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL

O presente concurso rege-se pelo presente Aviso de Abertura, pelo RBI da FCT, aprovado pelo Regulamento nº 950/2019, publicado na II Série do DR de 16 de dezembro de 2019, pelo EBI aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação em vigor, e pela demais legislação aplicável.

 

Publicado em: 13.07.2020 16h30