Educ@rteNatureza – A vida amorosa das flores e dos seus polinizadores

 

Venha participar em mais uma atividade do projeto Educ@rteNatureza, desta vez sobre A vida amorosa das flores e dos seus polinizadores, no dia 4 de abril de 2024, na Associação Musical da Pocariça.

A atividade visa consciencializar a sociedade para a necessidade de avaliar, conservar e valorizar os polinizadores e a polinização. Pretende-se promover o conhecimento sobre a importância da polinização realizada pelos insetos, em particular na sobrevivência das plantas silvestres e na produção de alimento para o ser humano, e criar um primeiro contacto com as espécies de polinizadores existentes no nosso país.

Para o efeito, num primeiro momento será explorada a flor e a sua morfologia e a polinização, no qual os participantes serão convidados a entrar em jogos interativos relacionados com a importância da polinização em culturas agrícolas e colocar todas as suas questões sobre este processo.

Num segundo momento, exploraremos os principais grupos de insetos polinizadores que existem no nosso território, através de jogos didáticos.

Por fim, num terceiro momento, no espaço circundante ao local da atividade, os participantes terão contacto com algumas das metodologias de captura de insetos, e participarão ativamente na contagem de interações planta-polinização, utilizando a aplicação FITCount.

Esta iniciativa está acreditada como ação de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.

Programa:

14h – Acolhimento dos participantes

14h15 – A flor e a importância da polinização

15h00 – À descoberta do incrível mundo dos insetos polinizadores

15h30 – A aplicação FITCount para registar interações planta-polinizador

16h00 – Pequena caminhada para a observação de insetos polinizadores, utilização da aplicação FITCount, e demonstração de técnicas de amostragem de polinizadores

Link para ficha de inscrição:  https://forms.gle/QpDMo5uA6MySVQbY9

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO