Formação Profissional > ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O PRATICANTE DE DESPORTO (NÍVEL II) CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS / 2,6 Unidades de Crédito DURAÇÃO: 26 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD COORDENADOR (A): Ana Paula Fernandes INÍCIO: 2018-10-15 CANDIDATURAS DE: 2018-09-13 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-10-07 CUSTO: 60€ Entidade Parceira – www.treinadores.pt CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: >> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD. Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais. Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz. Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O PRATICANTE DE DESPORTO (NÍVEL II) integra-se neste programa. A nutrição do atleta envolve uma série de singularidades e apresenta diversas diferenças em relação a um indivíduo sedentário. É consensual que um praticante de desporto necessita de ingerir mais calorias pois a atividade desportiva leva a um maior dispêndio de energia. Não obstante, o acréscimo dos gastos energéticos não deverá ser igual para todos nem para todas as modalidades. DESTINATÁRIOS: • Treinadores desportivos CONTEÚDOS: • Módulo 1. Necessidades nutricionais em função do sexo, idade e modalidade praticada; • Módulo 2. Enquadramento dos suplementos alimentares – que produtos, que atletas, em que circunstâncias e quais os riscos; •Módulo 3. Aspetos específicos; - Estimulação da síntese proteica muscular - Maximização do rendimento (com foco nos hidratos de carbono) -Perda Controlo de peso; • Módulo 4. Planeamento da alimentação do atleta (em casa, local de treino, em viagem). BIBLIOGRAFIA: • Fernandes; M. J. A. 2009. Uso de Suplementos Nutricionais por Atletas das Seleções Nacionais Masculinas Portuguesas. Tese de Mestrado em Nutrição Clínica. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; • Horta, L. 2008. Nutrição para o Atleta Jovem e Adulto. In Nutrição, Exercício e Saúde. Coordenação de Teixeira, P. Sardinha, B. L., Themudo-Barata, J. J. pp 277-313. Editora Lidel; • Sardinha, B. L. 2008. Atividade Física e Saúde Cardiovascular. In Nutrição, Exercício e Saúde. Coordenação de Teixeira, P. Sardinha, B. L., Themudo-Barata, J. J. pp 181-236. Editora Lidel; • Mariane Pravato Munhoz, M. P., de Oliveira, J., Gonçalves, R. D., Zambon, T. B., Nobre de Oliveira, L. C. 2016. Revista Odontológica de Araçatuba, v.37, n.2, p. 09- 16. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O PRATICANTE DE DESPORTO (NÍVEL II) 2; • Adam, B. O., Fanelli, C.; Souza,E. S., Stulbach, T. E., Monomi, P. Y. 2013. Conhecimento nutricional de praticantes de musculação de uma academia da cidade de São Paulo. Brazilian Journal of Sports Nutrition Vol. 2, No. 2, Março, 2013, 24–36. COMPETÊNCIAS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: • Reconhecer que a alimentação deverá ser adequada à faixa etária do atleta; • Incluir a nutrição como parâmetro essencial para o bom desempenho do desportista; • Promover o planeamento nutricional do praticante de desporto; • Sensibilizar o praticante de desporto para as estratégias nutricionais para o aumento do rendimento. METODOLOGIA: A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para formações avançadas a desenvolver em regime de e-learning. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende: 1) A leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos; 2) A partilha da reflexão e do estudo entre os formandos; 3) O esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a realização das atividades propostas; AVALIAÇÃO: A avaliação tem caráter contínuo e o formando é convidado a participar em atividades/tarefas semanais que podem assumir diferentes formatos: discussão em fórum e trabalhos individuais. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 13 de Setembro de 2018