Uma Investigação

Aberta, Inovadora, Sustentável,

Reconhecida e Valorizada em todo o Mundo

 

A Universidade Aberta (UAb), como única instituição de Ensino Superior Público a Distância (EaD) em Portugal, desenvolve investigação de ponta em EaD, em forte articulação com a oferta pedagógica da UAb, nos seus vários domínios científicos, tendo por base uma sólida cooperação institucional. A sua POLÍTICA DE INVESTIGAÇÃO  assenta na transparência, credibilidade, ética, abertura e inovação.

 

Objetivos da POLÍTICA DE INVESTIGAÇÃO da UAb:

  1. Atrair e valorizar os melhores investigadores;
  2. Valorizar o investigador UAb;
  3. Promover a internacionalização da investigação;
  4. Estimular e valorizar as atividades de investigação na articulação com o ensino;
  5. Promover uma maior articulação entre as Unidades de Investigação e a UAb;
  6. Aumentar a visibilidade da investigação desenvolvida na UAb;
  7. Reforçar os princípios éticos e de transparência na investigação;
  8. Promover a monitorização da quantidade e da qualidade da investigação;
  9. Promover práticas abertas e transparentes da investigação realizada;
  10. Consolidar a transparência de conhecimento ancorada na investigação realizada.

No contexto do Sistema Interno de Garantia da Qualidade a UAb tem uma Comissão de Avaliação e Melhoria da Investigação e Desenvolvimento (CAMID) cujas competências se ligam diretamente com o cumprimento, monitorização e revisão da política de investigação da UAb.

No âmbito dos princípios de ética na investigação a UAb tem um Código de Ética e uma Comissão de Ética, a quem devem ser submetidos pareceres referentes a atividades de investigação, de acordo com o respetivo Regulamento. De acordo com o Artigo 3º, n.º 5, do Regulamento da Comissão de Ética, as questões e solicitações de pareceres pelos membros da comunidade UAb para análise na Comissão de Ética devem ser dirigidos à Srª. Reitora e enviados para o email da reitoria (reitoria@uab.pt).

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Uma parte importante da aposta na Investigação é a divulgação do conhecimento gerado, nomeadamente através da publicação no repositório institucional da UAb, o REPOSITÓRIO ABERTO. No conjunto da sua produção académica e científica, mais de 3.000 publicações dos investigadores da UAb estão também referenciadas nas bases de dados ISI Web of Science (WoS) e Scopus.

 

INVESTIGAÇÃO COM VALOR

A Universidade Aberta está entre as 15 Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas que mais cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com o ranking de 2023 do Times Higher Education Impact, publicado em junho de 2023.

A UAb manteve, praticamente, a pontuação geral obtida no ano passado: 58.3 em 100, tendo sido avaliada em 6 ODS:

ODS 4 – Educação de Qualidade;
ODS 5 – Igualdade de Género;
ODS 6 – Água Limpa e Saneamento;
ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico;
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades;
ODS 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos.

A UAb fez progressos significativos no ODS 4 (+20%) tendo-se destacado no investimento na Aprendizagem ao Longo da Vida,  e no número de estudantes de primeira geração (ou seja o primeiro membro da família ascendente que frequentou a Universidade). No ODS 5 (+19%) foi valorizada pelo forte investimento na investigação sobre a igualdade de género e na proporção de mulheres diplomadas.

A UAb é ainda uma das 27 universidades portuguesas incluídas no U-Multirank, sendo a Investigação das áreas de destaque, em que obteve a Nota A em Indicadores como: Autoras femininas e Publicações Profissionais.