Formação Profissional > EDUCAÇÃO AQUÁTICA – NATAÇÃO PARA BEBÉS CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS / 2,6 Unidades de Crédito DURAÇÃO: 26 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD COORDENADOR (A): Marta Martins INÍCIO: 2017-10-16 CANDIDATURAS DE: 2017-07-12 CANDIDATURAS ATÉ: 2017-10-08 CUSTO: 60€ Entidade Parceira – www.treinadores.pt CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: - Componente ESPECÍFICA (Natação: I / Natação Pura: II/III/IV / Natação Sincronizada: II / Polo Aquático: II/III) >> Curso em regime b-learning >> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais. Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz. Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo EDUCAÇÃO AQUÁTICA – NATAÇÃO PARA BEBÉS integra-se neste programa. Um programa de educação aquática infantil deve ir ao encontro das necessidades e das características particulares que o bebé apresenta, implicando programas específicos que devem ser fundamentalmente educativos. Porque são bebés, e devido às possibilidades que o meio aquático oferece, não nos devemos centrar em exclusivo na aprendizagem de habilidades motoras específicas (como as técnicas de nado), quando temos a possibilidade de exercer uma grande influência na formação integral do individuo e de quem o acompanha. DESTINATÁRIOS: • Treinadores de Natação, Professores de Educação Física e Educadores de Infância. CONTEÚDOS: • Objetivos gerais e específicos da atividade; • Metodologias de Intervenção; • Os reflexos do bebé e a sua importância na atividade; • Os Pais enquanto mediadores do processo; • Habilidades aquáticas e o seu desenvolvimento; • Etapas da imersão; • Tipos de pegas; • Organização das sessões. BIBLIOGRAFIA: • Ahr, B. (1984). Nadar con bebés y niños pequenos. Barcelona: Editorial Paidotribo; • Alles-Jardel, M. (1994); Les interactions parents-jeune enfant dans le milieu aquatique: observation et analyse. In J. L. Camus, J.-P. Moulin, & C. Navarro, L'enfant et L'eau (pp. 67-81). Paris: Harmattan; • Azémar, G. (1976). Puer aquaticus ou l'enfant à conquete d'une autonomie précoce dans l'eau. Médicine du sport . EDUCAÇÃO AQUÁTICA – NATAÇÃO PARA BEBÉS 2; • Barbosa, T. (1999). Para uma clarificação dos objetivos dos programas de natação para bebés. Lecturas: Educación Física y Deportes; • Cirigliano, P. (1989). Iniciación acuática para bebés: fundamentos y metodologia. Buenos Aires: Paidós; • Fontanelli, M. S., & Fontanelli, J. A. (1985). Natação para bebés. São Paulo: Ground; • Martins, M. (2016). Bebés na água - A descoberta do meio pela educação aquática. (CTP, & ESDRM, Edits.) Lisboa: Omniserviços. COMPETÊNCIAS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: • Identificar os diferentes tipos de metodologias de intervenção utilizados, diversos materiais e tipos de pegas, concebendo sessões práticas mediante cada perspetiva; • Identificar os tipos de pais e comportamentos da dupla, criando estratégias de intervenção em cada um dos domínios; • Planear e Orientar uma sessão prática tendo em conta os objetivos gerias e específicos da atividade apresentados ao longo do curso; • Descrever e diferenciar as estratégias facilitadoras da regulação emocional. METODOLOGIA: A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para formações avançadas a desenvolver em regime de e-learning. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende: 1) A leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos; 2) A partilha da reflexão e do estudo entre os formandos; 3) O esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a realização das atividades propostas; AVALIAÇÃO: A avaliação tem caráter contínuo e o formando é convidado a participar em atividades/tarefas por cada Módulo que podem assumir diferentes formatos: discussão em fórum, trabalhos individuais e/ou em grupo, trabalho de projeto, análise de casos. No Módulo número 5 do curso o formando deverá elaborar um vídeo no qual o aluno terá de realizar uma intervenção pedagógica, com uma sequência de 3 a 4 tarefas devidamente ajustadas aos bebés e Pais participantes. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 12 de Julho de 2017