Formação Profissional > PASSOS PARA UM TREINO EFICAZ CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS / 2,6 Unidades de Crédito DURAÇÃO: 26 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD COORDENADOR (A): Rui Resende INÍCIO: 2018-10-15 CANDIDATURAS DE: 2018-09-13 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-10-07 CUSTO: 60€ Entidade Parceira – www.treinadores.pt CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: >> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais. Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz. Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo PASSOS PARA UM TREINO EFICAZ integra-se neste programa. DESTINATÁRIOS: • Treinadores desportivos CONTEÚDOS: • Diferentes tipos de participação desportiva: Desporto de participação vs desporto de rendimento; • Conhecimento do treinador: Conhecimento profissional; conhecimento interpessoal e conhecimento intrapessoal; • 4Cs: Competência, confiança, conexão e caráter; • Modelo Trifásico de Liderança desportiva BIBLIOGRAFIA: • Gomes, A. R., & Resende, R. (2015). O que penso, o que faço e o que avalio: Implicações para treinadores de formação desportiva. In S. F. Molina & M. C. Alonso (Eds.), Innovaciones y aportaciones a la formación de entrenadores para el deporte en la edade escolar (pp. 195-213). Cáceres: Universidade de Extremadura & Editora da Unicamp; • Resende, R. (2013). Desafios na formação de treinadores de jovens. In J. Nascimento, V. Ramos, & F. Tavares (Eds.), Jogos Desportivos: Formação e investigação (pp. 359-384); • Florianópolis: UDESC; Resende, R. (2016). Formação de treinadores desportivos no séc. XXI. In I. Fortunato & A. S. Neto (Eds.), Reflexões sobre educação física e a formação de seus profissionais (pp. 34- 53); • São Paulo: Edições Hipótese; Resende, R., & Gilbert, W. (2015). Desporto juvenil: Formação e competências do treinador. In R. Resende, A. Albuquerque, & A. R. Gomes (Eds.), Formação e saberes em desporto, educação física e lazer (pp. 17-38); • Lisboa: Visão & Contextos; Resende, R., & Gomes, R. (2015). Treino de jovens desportistas para uma evolução positiva através do desporto. In S. F. Molina & M. C. Alonso (Eds.), Innovaciones y aportaciones a la formación de entrenadores para el deporte en la edade escolar (pp. 175-194). Cáceres: Universidade de Extremadura & Editora da Unicamp. COMPETÊNCIAS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: • Identificar a sua filosofia de treino (princípios de atuação) de acordo com o contexto em que atuam; • Evidenciar como a colocam em ação (exercícios práticos); • Identificar como avaliam a sua atividade (critérios objetivos). METODOLOGIA: As atividades de ensino-aprendizagem relativas às diversas unidades de formação deste curso funcionam em regime online, completamente virtual, com recurso a uma plataforma de e-learning. • Metodologia de trabalho ativa e colaborativa; • Discussão de documentos e de ideias sobre os temas do curso; • Análise e produção de materiais. AVALIAÇÃO: A avaliação tem caráter contínuo e o formando é convidado a participar em atividades/tarefas semanais que podem assumir diferentes formatos: discussão em fórum e trabalhos individuais. No final do curso o formando deverá elaborar e evidenciar a sua filosofia de treino de acordo com o contexto em que o exerce, demonstrar a prática de liderança consubstanciada em exercícios específicos e os critérios de liderança (avaliação da sua prática). Componentes da avaliação: Avaliação contínua – 80% Avaliação final – 20% ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 13 de Setembro de 2018