Assinatura de Memorando com a CAPES

A Universidade Aberta (UAb) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil (CAPES) assinaram no dia 5 de abril um memorando de entendimento para a cooperação e desenvolvimento da colaboração técnica e académica entre os dois países.

A assinar o memorando, cuja cerimónia decorreu no Palácio Ceia, em Lisboa, estiveram, pela UAb, o reitor Paulo Dias e, pela CAPES, o Diretor de Educação a Distância e de Professores da Educação Básica, Carlos Lenuzza.

Nos termos do memorando, a cooperação entre as partes será promovida nas áreas de formação de professores da educação básica e da educação superior de ambos os países, prevendo-se o desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada de professores, intercâmbio em áreas de formação de docentes e tecnologias pedagógicas bem como de pesquisa em áreas de educação e afins.

No seu discurso, o diretor da CAPES congratulou-se com a assinatura deste acordo que considera o primeiro passo de uma frutuosa relação de parceria que já tem uma ação concreta a iniciar com a Universidade Estadual Paulista – UNESP, nomeadamente um programa de formação de tutoria. Referiu, também, que “o estabelecimento desta parceria é muito importante para o Brasil, que pode contribuir para melhorar a baixa permanência de alunos nos programas de formação superior”, um problema com que se debate o Ministério de Educação brasileiro.

O professor Paulo Dias agradeceu o empenhamento pessoal do professor Carlos Lenuzza na construção desta parceria, a qual vai ser determinante para a UAb, tendo em conta a possibilidade de escala que este memorando permite. Referiu que este acordo é muito importante para a criação de conhecimento na comunidade de língua portuguesa, dada a dimensão populacional do Brasil. “Estamos a transformar o ensino a distância numa construção social, cognitiva e em rede”, acrescentou. Disse, ainda, que tem uma enorme expetativa relativamente a este memorando, reconhecendo que é um enorme privilégio aproveitar o conhecimento construído ao longo dos 30 anos de história da UAb.