Homenagem a Landeg White

A Universidade Aberta promoveu no passado dia 22 de março uma sessão de homenagem ao poeta, tradutor e professor Landeg White. Durante a cerimónia, foi apresentado o livro Poetas que não eram Camões/Poets who weren’t Camões, de Landeg White e Hélio J. S. Alves.

A obra, com a chancela da Universidade Católica Editora, foi apresentada pelos professores Mário Avelar (Universidade Aberta) e Hélio Alves (Universidade de Évora) e contou com a presença de Paulo Dias, reitor da Universidade Aberta, Peter Hanenberg, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica (CECC) bem como de familiares e amigos do homenageado.

Nascido no País de Gales em 1940, Landeg White foi poeta, tradutor e professor universitário e encontrava-se radicado em Portugal desde 1994. Foi professor no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Em dezembro de 2017, a Assembleia da República prestou-lhe homenagem pelo seu valioso contributo para a literatura portuguesa.

Dedicou grande parte da sua vida à tradução e divulgação da literatura portuguesa, em particular da obra de Luís de Camões, de quem foi um dos maiores investigadores em língua inglesa, tendo procedido, em 1996, a uma magistral tradução contemporânea de Os Lusíadas que lhe mereceu reconhecimento académico e editorial.

Fotos: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa