A Universidade Aberta integra o projeto Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Neste âmbito, desenvolveu o Repositório Aberto que, além de agrupar e garantir a difusão e o acesso ao conhecimento académico e científico criado nesta instituição, pretende também assegurar a preservação, a longo prazo, da sua memória institucional.
A Política Institucional de Acesso Aberto estabelecida pela UAb define o Repositório Aberto como um instrumento para a gestão do conhecimento académico e científico produzido na instituição. Desta forma, a UAb disponibiliza o acesso digital a um vasto conjunto de documentos, produzidos pela sua comunidade académica, possibilitando que os mesmos possam ser pesquisados, copiados, guardados, impressos ou reutilizados em novas produções.
Os conteúdos são das mais variadas tipologias: documentos audiovisuais, livros e capítulos de livros, periódicos e artigos de periódicos, atas e comunicações de conferências e congressos, relatórios, trabalhos académicos desenvolvidos por estudantes e as provas finais relativas a todas as dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas na UAb.
Pela sua relevância, destacamos a produção científica dos autores UAb, a produção académica relativa a Dissertações de mestrado e a Teses de doutoramento, os recursos educacionais em formato digital produzidos por autores da UAb e o arquivo audiovisual da UAb, que assegura a salvaguarda e preservação do acervo da UAb e das instituições que a antecederam. Estes recursos estão organizados em coleções temáticas e são de acesso livre, sem restrições de utilização, de acordo com o âmbito definido na Creative Commons.
Visite o Repositório Aberto e conheça as Comunidades e Coleções.
A UAb disponibiliza, ainda, aos seus estudantes um vasto conjunto de recursos de informação ao qual pode aceder através do link Recursos Abertos.