Plataforma de elearning obtém certificação

A Universidade Aberta obteve a certificação na Norma Portuguesa ISO/IEC 27001, por parte da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), no cumprimento de todos requisitos dos sistemas de gestão e técnicas de segurança da informação, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Este foi o resultado de três anos de intenso trabalho com vista ao aperfeiçoamento do sistema e da infraestrutura de suporte à plataforma de elearning da Universidade, que suporta todo o seu modelo de ensino.

Do relatório da auditoria conducente à certificação, é constatado que o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) auditado mostrou estar implementado com políticas, procedimentos e controlos de forma a responder aos requisitos da norma de referência. Os resultados obtidos podem considerar-se alinhados com a política de segurança da informação, nomeadamente proteção dos ativos de informação associados à plataforma de elearning, através de controlos definidos com base numa avaliação de riscos. Pela análise da revisão pela gestão e feedback das partes interessadas, conclui-se que o SGSI já contribui para melhorar os níveis de confiança dessas partes interessadas.

O ensino superior público digital em Portugal é, agora com reconhecimento certificado, promovido pela UAb sobre um sistema seguro e que garante a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade da informação, demonstrando ser uma instituição merecedora da confiança que os seus estudantes e a sociedade em geral nela depositam. É a primeira instituição de ensino superior do país a obter este tipo de certificação.

A UAb está de parabéns pelo seu investimento na melhoria contínua.