No dia 5 de junho, decorreu no Salão de Atos do Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, a conferência de encerramento do Projeto Uptake ICT.
O projeto #Uptake_ICT2life-cycle: digital literacy and inclusion to learners with disadvantaged background# foi apoiado pelo programa ERASMUS +, Key Action 2 | Adult Education (Project nº 2014-1-PT01-KA200-001084) e contou com a colaboração, quer de instituições de Ensino Superior, quer de empresas, tendo como principal objetivo o combate à iliteracia digital.
Trata-se de um projeto ganhador, de iniciativa portuguesa, que aliou a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Aberta com parceiros da Itália (Università di Roma – La Sapienza), do Reino Unido (University of Strachclyde – Escócia) e da Alemanha (Praxis und Wissenschaft – Munique).
A conferência de encerramento teve como objetivo, não só divulgar os resultados alcançados, mas também promover uma reflexão alargada sobre boas práticas nas áreas da literacia digital e da inclusão. Assim, para além de representantes dos vários parceiros do projeto, a conferência contou ainda com as intervenções de Sofia Marques da Silva (da Universidade do Porto), que apresentou o programa INCode 2030, e de Rui Gato (da Agência Portuguesa Erasmus +), que destacou diversas prioridades ao nível da educação de adultos.
O projeto Uptake ICT constituiu, para mim e para todos os intervenientes, uma oportunidade de intervenção junto da sociedade em geral, especialmente junto de populações mais desfavorecidas (porque vivem em regiões mais remotas e periféricas, enfrentam alguma forma de exclusão social, ou que tiveram de abdicar do seu percurso educacional), por forma a impulsionar e/ou a melhorar o seu grau de literacia digital.
A participação na criação de conteúdos educativos de vários níveis (básico, intermédio e avançado) e respetivas orientações didáticas, bem como a experiência de trabalhar colaborativamente em dois MOOCs de grande pertinência social (um deles sobre Literacia Digital e o outro sobre Empregabilidade Digital), e ainda a elaboração de artigos científicos de divulgação do projeto foram, sem qualquer dúvida, experiências estimulantes e enriquecedoras.
Com efeito, na minha opinião, um dos grandes desafios que as Instituições de Ensino Superior têm de aceitar a curto prazo é o da sua aproximação ao mundo exterior, não académico. Este processo pode concretizar-se graças a uma maior aposta na aprendizagem informal, uma via que permite chegar às populações mais díspares, cativando-as para a descoberta de novos horizontes e para possibilidades de reconversões profissionais, animando-as ainda a enveredar por vias mais seguras de aperfeiçoamento pessoal e de utilidade social.
Considero que foi precisamente este caminho que o projeto UptakeICT ajudou, em parte, a desbravar, daí a satisfação da equipa relativamente aos bons resultados alcançados.
Informações mais detalhadas sobre o projeto Uptake ICT estão acessíveis online.
Isabel Barros Dias
Coordenadora de equipa na Universidade Aberta, instituição parceira do projeto Uptake ICT
Docente do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta