No passado dia 30 de maio, a Universidade Aberta (UAb) assinou um protocolo de cooperação com o Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste.
Contribuir para o aumento do acesso a formação de nível superior no território insular e consequente qualificação do capital humano timorense é o principal objetivo deste acordo que visa, também, o estreitamento das relações de cooperação e intercâmbio entre as entidades, de modo a que ambas possam beneficiar de ações de colaboração nos domínios de atividade a que se dedicam, nomeadamente o desenvolvimento da modalidade de ensino a distância em Timor-Leste.
Na cerimónia de assinatura, que decorreu ao fim da tarde no Palácio Ceia, o Vice-Ministro da educação timorense, Abel Ximenes, destacou “a importância do momento para a valorização dos recursos humanos de Timor, consolidando a língua portuguesa como língua de ensino” referindo que UAb passa, com este protocolo, “a ser uma parceira de excelência do Ministério de Educação de Timor-Leste”.
Também o reitor da UAb, Paulo Dias, reconheceu a importância do acordo, realçando “o seu papel no aumento da comunidade de falantes da língua portuguesa, de forma a consolidar o Português como língua de ensino”.
Este acordo procura, ainda, desenvolver ações de colaboração que desenvolvam políticas e projetos específicos nos domínios das metodologias de ensino a distância e elearning, permitindo o acesso do Ministério da Educação de Timor-Leste e das instituições educativas sediadas na região a programas formativos e académicos da UAb.