No dia 8 de março foi inaugurado o Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Ansião, um município do Distrito de Leiria com cerca de 13 mil habitantes.
A cerimónia teve início às 17h00 com a receção dos convidados e incluiu as intervenções do vice-reitor da UAb, Domingos Caeiro e do Presidente da Câmara, António Domingues, seguindo-se uma visita às novas instalações e um Porto de Honra.
O CLA que resulta de um protocolo assinado em agosto de 2017 com a Câmara Municipal de Ansião vai funcionar no Centro de Negócios de Ansião, em Chão de Couce, com coordenação a cargo de Dúnia Palricas.
Para além dos residentes no município de Ansião, o novo CLA passa também a ser o local de exame para os estudantes que residem nos municípios da Sertã, Pedrógão Grande (anteriormente CLA Abrantes), Oleiros (anteriormente CLA Abrantes), Figueiró dos Vinhos; Alvaiázere, Pombal (anteriormente CLA Porto de Mós), Penela, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra.
Com a entrada em funcionamento deste novo Centro, a UAb vê alargada a sua rede de intervenção a 18 CLA (17 em território nacional, incluindo o arquipélago dos Açores, e um em Maputo, Moçambique.)
Os CLA são núcleos que resultam da criação de parcerias entre a UAb e a sociedade civil e têm por objetivo dinamizar as ações educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente suscetíveis de exclusão.
Cabe também aos CLA assegurar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respetiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial.
A divulgação da oferta educativa da Universidade Aberta e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem faz parte das funções atribuídas aos Centros Locais de Aprendizagem.
Centro Local de Aprendizagem de Ansião
Fotos: Câmara Municipal de Ansião