Microcredenciais > Curso Especializado em Gestão de Turismo Religioso CRÉDITOS / ECTS: 54 ECTS DURAÇÃO: 1 404 h COORDENADOR (A): José António Porfírio VICE-COORDENADOR (ES): António Eduardo Martins, Paula Carreira INÍCIO: 2025-01-21 FIM: 2025-07-01 CANDIDATURAS DE: 2024-12-11 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-04-22 CUSTO: 0€ (curso gratuito) O Curso de Especialização em Gestão de Turismo Religioso (54 ECTS) possui 12 unidades curriculares (UC) obrigatórias específicas que abaixo se indicam. Não obstante, cada módulo será igualmente oferecido como microcredencial isolada – conforme link elencado em cada curso infra. As UC são precedidas do módulo Integração e Ambientação ao Contexto do e-learning. O formando que frequentar todas as UC obrigatórias, para cada semestre, a fim de perfazer um total de 12 UC, ou seja, 54 ECTS, completa o curso especializado. História e Memória, o património religioso em Portugal Roteiros e Romeiros: Oportunidades de oferta em turismo religioso em Portugal Projetos de Empreendedorismo Religioso Filosofia da Viagem Ética e Política da Paisagem, da Memória e do Património Turismo Religioso: Perspetivas Psicológicas e Antropológicas Espiritualidade e Religião Aplicadas ao Turismo Gestão Estratégica Marketing Turístico Gestão Financeira Liderança em Turismo Projeto Aplicado ao Turismo Religioso ENQUADRAMENTO: O curso especializado em Gestão de Turismo Religioso insere-se no âmbito do programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde se enquadra o projeto TIA “Tourism International Academy”. A Academia Internacional de Turismo foi criada com o objetivo de proporcionar às organizações de Turismo e Hotelaria (T&H) um espaço de reflexão, transferência de conhecimento, aprendizagem e mudança, baseado no ensino e na aplicação de competências trans e interdisciplinares para alavancar a contribuição das atividades turísticas e promover o bem-estar das gerações presentes e futuras. Numa época de recuperação económica, tanto a nível nacional como a nível europeu, projetos como o TIA são de excecional importância, considerando a sua contribuição para relançar a economia e ao mesmo tempo promover uma nova realidade para este sector, apoiando a qualificação, inovação, competitividade, digitalização e sinergias entre diferentes campos e intervenientes. Globalmente, o TIA aborda objetivos importantes que incluem o desenvolvimento sustentável das nossas regiões, partindo de uma perspetiva holística que inclui fatores económicos (para a economia circular), sociais, culturais e ambientais, contribuindo assim para a preservação e promoção das culturas portuguesa e europeia. Neste sentido, a aposta num curso especializado dedicado à área de Gestão de Turismo Religioso tem como objetivo dotar o estudante de competências que permitam conhecer a realidade nacional, por forma a melhor compreender o potencial de oferta e trabalhá-lo com vista ao público-alvo desejado. DESTINATÁRIOS: O curso destina-se prioritariamente a pessoas que têm por objetivo aprofundar o conhecimento nesta área de estudo, profissionais ligados ao sector do turismo, autarquias locais, gestores hoteleiros, agentes de viagens, organizações de marketing de destinos, designers de experiências de luxo, colaboradores do turismo regional, bem como empresários de turismo e estudantes universitários. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a esta microcredencial: a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: O objetivo global do curso especializado em Gestão de Turismo Religioso consiste em proporcionar aos alunos um quadro teórico-prático de conhecimento abrangente que permita diálogo com outras disciplinas, por forma a ser um fator de enriquecimento. O fenómeno da massificação do turismo será objeto de análise, tendo em vista a reflexão sobre o “Turismo Religioso” como viagem diferenciadora. São objetivos gerais do curso: • O enquadramento do estudante no contexto patrimonial religioso de Portugal, com especial relevo para o legado das ordens e congregações religiosas; • O conhecimento das possibilidades de ofertas atuais, nomeadamente momentos, entidades e espaços propícios à criação de ofertas de Turismo Religioso; • O aprofundamento dos conceitos de projeto, oferta e procura, gestão de riscos e oportunidades, modelo de negócio; • A definição da estrutura de um projeto de Turismo Religioso; • A aquisição das ferramentas necessárias para criar “viagens de autor” e roteiros diferenciadores; • A compreensão da intercomunicação indivíduo-grupo na dinâmica da viagem turística. CONTEÚDOS: • História e Memória, o património religioso em Portugal • Roteiros e Romeiros: Oportunidades de oferta em turismo religioso em Portugal • Projetos de Empreendedorismo Religioso • Filosofia da Viagem • Ética e Política da Paisagem, da Memória e do Património • Turismo Religioso: Perspetivas Psicológicas e Antropológicas • Espiritualidade e Religião Aplicadas ao Turismo • Gestão Estratégica • Marketing Turístico • Gestão Financeira • Liderança em Turismo • Projeto Aplicado ao Turismo Religioso COMPETÊNCIAS: Ao concluir a especialização em Gestão de Turismo Religioso, pretende-se que o aluno seja capaz de: 1. Aprofundar os conceitos de projeto, oferta e procura, gestão de riscos e oportunidades, modelo de negócio; 2. Conhecer a relevância da qualidade da gestão, indicadores de processo e performance no desenvolvimento de projetos; 3. Compreender criticamente a importância das ordens religiosas na edificação do património religioso em Portugal; 4. Identificar recursos e agentes essenciais para a prática do Turismo Religioso; 5. Conceber uma proposta de atividade no âmbito do Turismo Religioso. METODOLOGIA: As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O primeiro semestre é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 18 de Março de 2025