Estudos Integrados e Complementares > Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES) CRÉDITOS / ECTS: 12 ECTS DURAÇÃO: 312 horas COORDENADOR (A): Margarida Martins INÍCIO: 2024-02-12 CANDIDATURAS DE: 2023-11-24 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-01-14 CUSTO: 135€ (mais info. em Despacho Abertura) Para mais informações deverá consultar: Despacho de abertura Guia de Curso Calendarização das provas finais Calendário CQES 2023-2024 Código UC Unidade curricular junho – 1ª fase julho – 2ª fase Ucs Obrigatórias 71056 Português 04-06-2024T 03-07-2024T Ucs Opcionais 71049 Práticas de Suporte à Aprendizagem 21-06-2024T 19-07-2024T 71053 Francês 07-06-2024T 05-07-2024T 71059 História 19-06-2024T 17-07-2024T 71060 Inglês 25-06-2024T 22-07-2024T 71061 Matemática 17-06-2024T 15-07-2024T 71062 Sociologia 14-06-2024T 12-07-2024T 71063 Tecnologias da Informação e Comunicação 11-06-2024T 09-07-2024T Secretariado e Informações: D. Ana Cristina Santos e-mail: cqes@uab.pt ENQUADRAMENTO: O processo de Bolonha tem aberto a Universidade a novos públicos, reconhecendo e creditando competências pessoais e profissionais. Valorizar os conhecimentos e as competências que cada indivíduo desenvolveu ao longo da vida, incorporando-os nos percursos de qualificação de nível superior de pessoas adultas, é um desafio para as dinâmicas e os contextos universitários. É, pois, essencial desenvolver estratégias que respondam eficazmente às necessidades específicas destes públicos através da colaboração entre as instituições de ensino superior e demais organizações, no sentido de promover a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso das aprendizagens. A Universidade Aberta (UAb), ao abrigo do protocolo assinado a 3 de fevereiro de 2010 com a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ), propõe um Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES), com o objetivo de promover e contribuir para a qualificação de todos os que pretendem preparar-se para ingressar numa instituição de ensino superior. O CQES enquadra-se num programa de formação contínua que visa a aquisição, atualização e desenvolvimento de competências transversais de natureza teórica e prática em áreas do conhecimento consideradas fundamentais. DESTINATÁRIOS: O CQES destina-se a todos os que: a) pretendem ingressar num estabelecimento de ensino superior e desejam adicionar à sua formação de base conhecimentos aprofundados em áreas fundamentais do saber; b) estão em condições de ingressar na UAb mas pretendem realizar um curso que os prepare para a frequência do ensino superior. A aprovação nas provas presenciais das Unidades Curriculares (UC) do curso dispensa o exame de acesso à UAb; c) se encontrem a frequentar um Curso de 1º Ciclo da UAb mas pretendam consolidar algumas competências académicas. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Estão em condições de frequentar o CQES: a) quem tenha concluído o 12º ano de escolaridade ou equivalente e pretenda ingressar num curso de 1º Ciclo na UAb; b) quem tenha concluído o 12º ano de escolaridade ou equivalente e pretenda alcançar melhor preparação para a realização do exame nacional de acesso ao ensino superior; c) quem já se encontre a frequentar um curso de 1º ciclo da UAb; d) quem tenha obtido o reconhecimento e creditação de competências ao abrigo da seguinte legislação: Artº 13º do Decreto-Lei nº 64/ 2006; Art. 45º do Decreto-Lei nº 74/2006; Artº 28 do Decreto-Lei nº 88/ 2006 e Artº 8º da Portaria nº 401/ 2007. Nota: O estudante deve obrigatoriamente ter acesso regular a um computador com ligação à Internet, de banda larga, a par de uma conta pessoal de correio eletrónico ativa, que seja consultada frequentemente e que não seja partilhada por mais nenhum estudante da UAb. OBJETIVOS: O CQES pretende habilitar os estudantes para a aquisição de várias competências, nomeadamente: a) a aplicação de estratégias organizativas e metacognitivas ligadas às técnicas de aprendizagem e comunicação; b) o domínio de ferramentas comunicativas e linguísticas em português e/ou em inglês; c) a análise e a avaliação adequadas de diversos tipos de problemas, tarefas, textos e documentos de várias áreas e domínios científicos; d) a reflexão crítica e autónoma, baseada numa fundamentação lógica e estruturada, assim como a exposição clara e organizada dessa reflexão. CONTEÚDOS: CIÊNCIAS DA NATUREZA Nesta Unidade Curricular serão abordados conceitos fundamentais de Biologia e Geociências. O modo como os diversos assuntos serão lecionados terá como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de competências/valências científicas transversais aos vários domínios, que se organizam em dois níveis: Nível I – observação, classificação, comunicação, medição/quantificação, previsão e inferência; Nível II – identificação de variáveis, construção de tabelas, construção de gráficos, descrição de relações entre variáveis, obtenção e processamento de dados, definição de variáveis operacionais, experimentação. HISTÓRIA Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar as competências dos estudantes no âmbito científico da História, privilegiando a aquisição dos conceitos e instrumentos básicos desta área disciplinar. Atribui-se, ainda, especial ênfase ao questionamento da utilidade da História enquanto mecanismo de análise crítica do passado e de reflexão das relações que este mantém com o presente. INGLÊS A Unidade Curricular visa abordar as áreas em que o/a aluno/a deve conseguir expressar-se, consolidando o leque das suas competências, quer a nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais, quer ainda a nível dos conteúdos temáticos. As principais áreas a desenvolver estarão centradas nas atividades diárias dos/das alunos/as, quer a nível pessoal, quer profissional, social e cultural, permitindo a sua fácil inserção num contexto universitário, em que a língua inglesa seja determinante. MATEMÁTICA A Matemática é a linguagem básica das ciências naturais, experimentais e económicas, bem como da tecnologia, da gestão e de um número crescente de áreas nas ciências sociais. A descrição, compreensão e previsão de muitos fenómenos naturais e sociais exige o recurso a ferramentas conceptuais e técnicas oriundas de diversas disciplinas matemáticas, como sejam a Álgebra, a Análise, a Estatística, a Geometria e as Probabilidades. Para o prosseguimento de estudos de nível superior em áreas científicas e tecnológicas é fundamental o domínio de uma base sólida de matemática, a qual deve consistir não apenas no conhecimento da linguagem e no domínio de um conjunto de técnicas, mas, fundamentalmente, na interiorização de hábitos de pensamento rigoroso e de argumentos logicamente corretos e estruturados. Para a concretização destes objetivos, na presente unidade curricular serão abordadas as seguintes temáticas: elementos de geometria analítica elementar no plano, estudo elementar de funções importantes (polinomiais, trigonométricas, exponenciais e logaritmos), propriedades básicas de sucessões numéricas, incluindo o estudo de progressões aritméticas e geométricas e de limites, definição e propriedades básicas das derivadas incluindo regras de derivação, probabilidades, incluindo a definição clássica (Laplace) de probabilidade e suas aplicações, e elementos de estatística descritiva, incluindo noções de organização, representação e interpretação de dados, bem como algumas noções de medidas de localização e dispersão. PORTUGUÊS Esta unidade curricular tem como propósito habilitar o estudante com instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de capacidades organizativas e metacognitivas ligadas às técnicas de expressão, comunicação e aprendizagem. Neste sentido, a disciplina propõe-se preparar o estudante para o desempenho, com êxito, em cursos de 1.º ciclo, na medida em que trabalha a organização do pensamento e as diferentes formas de o comunicar em diferentes tipologias textuais da escrita académica. SOCIOLOGIA A UC de Sociologia propõe dotar o aluno das noções e conceitos básicos que integram a disciplina de Sociologia bem como familiarizá-lo com problemáticas sociais de indubitável interesse e atualidade. Partindo de uma abordagem ao campo das Ciências Sociais, concede especial atenção às dinâmicas sociais contemporâneas relevando temáticas essenciais relacionadas com os processos, instituições, desigualdades e identidades sociais. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO As Tecnologias da Informação e Comunicação, vulgarmente designadas por TIC, são elementos de presença obrigatória nas competências de qualquer candidato a um curso no ensino superior, essencialmente por dois motivos principais. O primeiro está relacionado com o consenso e convicção que existe na sociedade portuguesa de que hoje, como num futuro próximo, qualquer cidadão que não tenha um domínio mínimo destas tecnologias é, de facto, um analfabeto funcional, ficando comprometida a sua integração social e a possibilidade de prosseguimento de estudos em níveis avançados. O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funcional dos modelos de aprendizagem, particularmente no ensino superior, estar em franca mutação, centrando-se cada vez mais no trabalho de pesquisa e investigação recorrendo a fontes de informação que são cada vez mais plurais e fortemente suportadas por plataformas TIC. Neste sentido, esta UC em Informática integra um conjunto de conteúdos que constituem a base para garantir ao indivíduo a aquisição de conhecimentos e competências consideradas mínimas em TIC para a compreensão e utilização das ferramentas informáticas necessárias à prossecução de estudos de nível superior. ESPANHOL A unidade curricular tem como objetivo que o estudante alcance um mínimo domínio do sistema linguístico espanhol e um desenvolvimento aceitável em sua concorrência comunicativa segundo o nível A.2 (Utilizador elementar) do Quadro Europeu de Referência para as Línguas. Também focaremos o ensino do ponto de vista das dificuldades apresentadas pelos alunos luso falantes FRANCÊS A Unidade Curricular visa abordar as áreas em que os estudantes devem conseguir expressar-se, consolidando o leque das suas competências, quer a nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais, quer ainda a nível dos conteúdos culturais. As principais áreas a desenvolver estarão centradas nas atividades diárias dos estudantes, a nível pessoal, profissional, social e cultural, permitindo a sua fácil inserção num contexto universitário, em que a língua francesa seja determinante. ALEMÃO A Unidade Curricular visa abordar as áreas em que o/a aluno/a deve conseguir expressar-se, adquirindo o leque das suas competências, quer a nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais, quer ainda a nível dos conteúdos temáticos. As principais áreas a desenvolver estarão centradas nas atividades diárias dos/das alunos/as, quer a nível pessoal, quer profissional, social e cultural, permitindo a sua inserção num contexto linguístico alemão. PRÁTICAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM Cada pessoa desenvolve mecanismos que lhe são próprios para se dedicar a uma tarefa de estudo. Por vezes, estes são feitos de uma forma inconsciente. Este espaço destina-se ao debate, à troca de ideias e de experiências sobre a forma que cada um tem de estudar e acompanhar as diferentes matérias. Como procedo à planificação das minhas tarefas? Que tempo dedico ao estudo ou à realização de uma determinada tarefa? Que estratégias utilizo para estudar? Qual é a minha forma mais confortável de estudar? Tenho preferências sobre o tipo de material de estudo? São estas, e outras questões que possam surgir, que vamos abordar nestes primeiros tempos deste módulo. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LITERATURA Com a unidade curricular Introdução ao Estudo da Literatura, procurar-se-á proporcionar ao estudante um conjunto de reflexões e de instrumentos de leitura que, de modo vertebral, incidirão, em problemáticas consideradas essenciais nesta UC: os termos e conceitos de “literatura” e da “literariedade”; as principais características da obra literária na sua dimensão sociocultural, histórica e estética; as características do texto lírico, do texto narrativo e do texto dramático; a ficcionalidade, a conotação e a plurissignificação do texto literário; a memória literária; a normatividade literária; núcleo e periferia literários; a evolução e a periodização literárias; a relação da literatura com as outras artes. Em suma, o estudante deverá adquirir as competências teóricas indispensáveis a uma iniciação ao conhecimento da Literatura. Para maior detalhe, consulte o Guia de Curso METODOLOGIA: O CQES estrutura-se em dois grupos de Unidades Curriculares (UC). O primeiro grupo (Grupo I) é constituído por uma UC obrigatória (Português). O segundo grupo (Grupo II) é constituído por um conjunto de UC adequadas aos diferentes percursos académicos dos estudantes. Deste segundo grupo o estudante deverá inscrever-se em apenas duas UC AVALIAÇÃO: Consulte o Guia de Curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 22 de Novembro de 2023