Formação Profissional > Estratégias de Promoção da Parentalidade Positiva e Consciente nas Famílias CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas FORMADOR (A): Sónia Araújo CUSTO: 90€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: Trabalhar com famílias é já por si um desafio, dadas as especificidades que fazem de cada família uma entidade única. Quando as famílias com quem trabalhamos apresentam dificuldades e desafios a vários níveis, ao tentar dotá-las de competências parentais promotoras do bem-estar e do desenvolvimento saudável das crianças, de forma a eliminar práticas que incluam punições, castigos físicos e/ou outras formas de maus-tratos às crianças, podemos deparar-nos com resistências à nossa intervenção. Por esse motivo, nesta ação de formação será trabalhada a abordagem às famílias no intuito de lhes promover competências parentais assentes na disciplina positiva e no Mindfulness, de forma a conseguirmos passar a mensagem de que pretendemos trabalhar com a família e não contra ela, para que pais e filhos possam desenvolver relações de vinculação segura e harmoniosa. DESTINATÁRIOS: Profissionais/estudantes que desenvolvem/visam desenvolver trabalho com famílias, nas áreas da saúde, educacional e social. OBJETIVOS: - Compreender a influência dos estilos parentais no desenvolvimento e comportamento da criança e na relação parental - Reconhecer os contributos das neurociências para a educação de crianças e jovens - Conhecer os pilares, valores e ferramentas da Parentalidade Positiva e Consciente - Desenvolver e treinar competências de disciplina positiva e parentalidade consciente/mindful para aplicar junto famílias e/ou crianças e jovens. CONTEÚDOS: A ação pretende desenvolver nos formandos competências para implementar os princípios e ferramentas da parentalidade positiva e consciente nas famílias com quem desenvolvem o seu trabalho quotidiano, o que será feito através de metodologias expositivas e ativas e participativas, através do desenvolvimento de trabalhos individuais e de grupo, análise e simulação de casos, visualização de vídeos pedagógicos, debates, entre outros, ao longo dos 5 módulos que se seguem: Módulo 1 – Fundamentos da parentalidade positiva e consciente Módulo 2 – Vinculação/Conexão e Disciplina Positiva na educação/parentalidade Módulo 3 – Comunicação Consciente/Não-Violenta na educação/parentalidade Módulo 4 – Inteligência Emocional na educação/parentalidade Módulo 5 – Mindfulness na educação/parentalidade METODOLOGIA: A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning, em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). Poderá incluir algumas sessões síncronas, de frequência não obrigatória. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua (observação, trabalhos individuais e de grupo) e sumativa (teste de avaliação individual). ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 19 de Janeiro de 2022