Pós-Graduações > Pós-graduação em Estudos Juvenis CRÉDITOS / ECTS: 60 DURAÇÃO: 1560 horas COORDENADOR (ES): Cristina Pereira Vieira, Susana Henriques INÍCIO: 2020-10-26 FIM: 2021-07-31 CANDIDATURAS DE: 2020-07-15 CANDIDATURAS ATÉ: 2020-10-05 CUSTO: 1650€ (consulte Despacho de Abertura) Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Despacho de Abertura (Listas Provisórias de Admissão publicitadas entre 09 e 12 de outubro aqui) CANDIDATURA (prorrogação até 05/10) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: >> Registo de acreditação CCPFC/ACC - 103510/19 Participar no curso de pós-graduação em Estudos Juvenis da Universidade Aberta será um processo ativo, onde o ensino está planeado de modo a permitir que a aprendizagem se realize na interdependência da dimensão individual com a dimensão colaborativa. A Pós-Graduação em Estudos Juvenis visa preencher uma lacuna em termos de oferta de formação especializada e superior de públicos estratégicos. Esta é uma área de estudo, de investigação e de intervenção que, apesar de fazer parte do âmbito académico e de investigação, em diferentes instituições de ensino superior, não tem sido desenvolvida ao nível de oferta de formação. Esta situação contrasta com o elevado número de pós-graduações e mestrados nesta área específica e em áreas similares no espaço europeu. Neste sentido, esta Pós-Graduação procura edificar uma formação conceptual, com uma componente de ponderação sobre a prática, destinada em grande medida a estimular abordagens reflexivas e críticas, voltadas para um público com atividade profissional no terreno. Em termos analíticos, o Curso organiza-se em torno de cinco domínios científicos, designadamente, Sociologia, Educação, Política Social, Serviço Social e Psicologia. Pretendemos, pois, convocar os contributos deste património científico para uma formação de base teórica sobre juventude numa perspetiva interdisciplinar, apresentando ainda contributos para a investigação e a intervenção nos diferentes domínios juvenis. Assim sendo, atravessamos diferentes áreas temáticas, nomeadamente: a juventude e as suas características, enquanto grupo sócio etário, as competências técnicas e vocacionais para o mercado de trabalho jovem; as vivências da sexualidade juvenil, contextualizada pela construção da identidade sexual e de género; a educação e promoção para a saúde nas e nos jovens; a intervenção social em contextos juvenis diversificados, potenciando a emergência de respostas criativas e reflexivas face a cenários de vulnerabilidade; as e os jovens migrantes e descendentes de migrantes, enquadrado no contexto da interculturalidade e transnacionalismo; os contextos educativos, as Tecnologias da Informação e da Comunicação e os processos de desenvolvimento juvenil na sua relação com o papel da sociedade na educação. As temáticas abordadas permitem alargar e consolidar perspetivas sobre as/os jovens, enquanto grupo social, explorando elementos que poderão possibilitar uma intervenção mais sólida no terreno. Tendo presente o contexto e as características demográficas, sociais e económicas da sociedade portuguesa contemporânea, bem como os complexos desafios com que se deparam as gerações mais jovens, consideramos que estas temáticas são pertinentes e encerram um elevado potencial de crescimento pela sua adequação à oferta e procura sociais. DESTINATÁRIOS: O Curso destina-se prioritariamente a todas pessoas que têm por objetivo aprofundar o seu conhecimento sobre aspetos relacionados com as culturas juvenis bem como melhorar a sua capacidade de intervenção neste domínio. Consideramos como destinatários privilegiados os seguintes públicos: 1) Todas as pessoas que têm atividades em setores ligados à Juventude, à Cultura, à Intervenção Social e Comunitária, tanto na Administração Central, como Regional e Local, bem como em organizações que exijam uma formação de base sobre as problemáticas relacionadas com a juventude, incidindo sobre teorias, políticas, contextos e modos de intervenção. 2) Docentes dos vários níveis de ensino e investigadores com interesse nos domínios da Juventude e da Intervenção Social. Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. O Protocolo celebrado a 6 de agosto entre a Universidade Aberta e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) permite aos associados desta instituição parceira beneficiarem de 15% de desconto na propina desta Pós-graduação. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Estudos Juvenis: a) Titulares do grau de licenciado ou de equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior, obtido no estrangeiro que tenha sido conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para a realização deste ciclo de estudos. e) Estudantes que frequentam o último ano de um curso superior e que satisfaçam os objetivos e as capacidades necessárias para a realização deste ciclo de estudos. OBJETIVOS: Indicam-se, como objetivos principais desta Pós-Graduação: a) Conhecer teorias que sustentam as temáticas de ‘estudos juvenis’; b) Analisar e compreender os contextos juvenis, nomeadamente numa perspetiva sociológica, educacional, psicológica, de Serviço Social e de Política Social. c) Construir um olhar crítico sobre a juventude enquanto noção socialmente construída através dos discursos de senso comum, mediático e político; d) Esboçar, incrementar e aperfeiçoar projetos de investigação-ação, aplicando os conhecimentos adquiridos aos contextos juvenis diversificados. CONTEÚDOS: 1º SEMESTRE - Sociologia da Juventude - Vivências da Sexualidade em Contextos Juvenis - Educação para a Saúde - Migrações, Interculturalidade e Cidadania 2º SEMESTRE - Intervenção Social com Jovens - Contextos Educativos e Tecnologias - Psicologia, Educação e Juventude - Projeto de Intervenção com Jovens COMPETÊNCIAS: Pretende-se que no final do curso a e o estudante revele as seguintes competências: • Reflexão sobre diferentes teorias em estudos juvenis e sua aplicação em contextos reais de intervenção; • Compreensão dos contextos juvenis, nomeadamente numa perspetiva sociológica, educacional, psicológica, de Serviço Social e de Política Social. • Construção de um olhar crítico sobre a juventude, enquanto noção socialmente construída e pensada a partir de um social plural; • Diagnóstico e intervenção em situações de risco, desvio e exclusão social em contextos juvenis; • Problematização e atuação sobre aspetos relacionados com o papel dos media e das TIC no desenvolvimento dos jovens e nos seus processos de socialização; • Elaboração, programação e execução de projetos de intervenção e educacional com públicos juvenis, em equipas interdisciplinares. METODOLOGIA: A Pós-Graduação em Estudos Juvenis é constituída por 60 ECTS, correspondendo a um ciclo de estudos de um ano, repartido por dois semestres, integrando oito unidades curriculares. Na sua estruturação, este curso de pós-graduação obedece ao Regulamento Geral da Oferta Educativa da Universidade Aberta (Despacho n.º 4349/2013), ao Regulamento para a Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares aos Cursos (Despacho n.º 10438/2011) e ao Regulamento de Avaliação, Classificação, Qualificação e Certificação (Despacho n.º 4861/2016) da Universidade Aberta. Cada uma das unidades curriculares corresponde a 7,5 ECTS, sendo que um ECTS é uma unidade de crédito que corresponde a um total de 26 horas de trabalho. AVALIAÇÃO: A avaliação em cada uma das unidades curriculares implica a coexistência de duas componentes: - Avaliação contínua (60%), a qual incide sobre as várias atividades desenvolvidas ao longo do semestre; - Avaliação final (40%), a qual consiste na apresentação de um trabalho final. Cada uma destas componentes terá a classificação expressa, numa escala quantitativa, de 0 a 20 valores. A aprovação exige uma classificação igual ou superior a 10 valores. A conclusão curso requer a aprovação em todas as unidades curriculares. Assim, a classificação final do curso será expressa no intervalo da escala entre 10 e 20 valores e corresponderá à média, arredondada às unidades, das classificações obtidas nas unidades curriculares que constituem o plano curricular do curso. No final do ano letivo, caso se verifique que há estudantes que tem uma (e apenas uma) unidade curricular, em que não obtiveram aprovação, haverá um período especial para realizarem uma atividade final que lhes permita, caso obtenham classificação superior ou igual a 9,5 valores, concluir a formação. Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Despacho de Abertura (Listas Provisórias de Admissão publicitadas entre 09 e 12 de outubro aqui) CANDIDATURA (prorrogação até 05/10) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 14 de Julho de 2020