Formação Profissional > FORMAÇÃO EM ANÁLISE DE JOGO PARA TREINADORES – OBSERVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE TÉCNICO TÁTICA CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS - a aguardar acreditação do IPDJ DURAÇÃO: 26 horas FORMADOR (A): António Manuel Lopes INÍCIO: 2018-10-15 CANDIDATURAS DE: 2018-09-13 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-10-07 CUSTO: 60€ CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: Um profissional na área do treino desportivo, quer seja de rendimento ou de formação, terá que ser capaz de conhecer e analisar criticamente que conceitos, procedimentos e tendências regem a sua modalidade. Conhecer estes aspetos é um caminho para garantir um melhor nível de preparação para as situações de competição: conhecer a sua equipa e o seu adversário. Uma das formas possíveis de obter esse conhecimento é através da observação e análise das situações de treino e de competição. Por outras palavras, que hábitos estratégico-táticos tem a nossa equipa? E o nosso adversário? Porque utilizam aqueles padrões táticos e qual a sua relação com a eficácia? É possível identificar um modelo? Para responder a estas questões será necessário, observar e registar comportamentos individuais e coletivos para objetivamente medi-los e transformá-los em informação relevante/útil para qualquer equipa técnica. A análise do desempenho tático de equipas e atletas continua a ser dos temas em foco em várias áreas da sociedade (treino, imprensa, universidade, formação de treinadores…). Conhecer e dominar métodos válidos neste contexto é a possibilidade de ter acesso a conhecimento que poderá fazer a diferença entre uma evidência e a… sorte! Neste curso são apresentados os conceitos e procedimentos fundamentais para a utilização da observação e análise técnico tática em desportos coletivos e a sua relação com o processo de treino e preparação desportiva. DESTINATÁRIOS: Candidatos a treinadores e treinadores de desportos coletivos. OBJETIVOS: 1. Descrever e estruturar o modelo de organização do processo de análise de desempenho desportivo, ao longo de uma época considerando os princípios de preparação desportiva a longo prazo. 2. Identificar e descrever os elementos para a avaliação da execução da técnica e da tática ofensiva e defensiva. 3. Identificar e selecionar de forma adequada os modelos de análise quantitativa e qualitativa na otimização da intervenção do treinador no treino e na competição. 4. Elaborar planos de prescrição e de observação para a intervenção nas execuções técnicas e táticas dos praticantes em treino e em competição. 5. Identificar e descrever os métodos instrucionais em treino desportivo. 6. Compreender as características, constrangimentos e estratégias para a demonstração e emissão de feedback, para a adoção de modelos de intervenção que promovam atitudes e comportamentos proativos por parte dos praticantes. 7. Dirigir os praticantes e equipa em sessão de treino e de competição, assegurando o exercício das competências de ensino fundamentais da técnica e da tática, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcançados. CONTEÚDOS: 1. Contextualização da análise do desempenho desportivo no processo de treino e em competição. 2. Modelo de organização do processo de análise de desempenho desportivo e as metodologias da observação em treino e em competição. 3. Modelos de análise do desempenho desportivo: análise quantitativa e análise qualitativa. 4. Construção e validação de um instrumento de observação para a análise técnico tática. 5. Instrumentos e métodos de observação da execução técnica e da dinâmica tática (individual, grupal e coletiva). 6. A análise e o feedback nos processos ofensivo e defensivo: as ações (individuais, grupais e coletivas), os métodos, as fases, os sistemas, os princípios e os momentos do jogo, em treino e competição. 7. Eficácia da instrução na análise do desempenho. 8. Os recursos tecnológicos e o feedback. COMPETÊNCIAS: 1. Identificar e descrever os fatores determinantes do desempenho nas diferentes etapas do processo de preparação desportiva. 2. Identificar os diferentes processos de recolha de dados bem como selecionar os mais adequados às necessidades da situação que se lhe apresenta. 3. Reconhecer e identificar a análise quantitativa e qualitativa do desempenho desportivo, do ponto de vista conceptual e procedimental. 4. Organizar o registo de toda a informação da unidade de treino e da competição pertinente para a monitorização da atividade desportiva do praticante nas componentes técnica e tática. 5. Interpretar a informação disponível do processo de análise do desempenho desportivo e ser capaz de a integrar nas decisões do planeamento e direção do processo de treino e competições na perspetiva da época desportiva e da carreira do desportista. 6. Utilizar um plano de ação básico de observação de elementos técnicos e táticos para monitorizar e avaliar a aprendizagem e resultados alcançados. 7. Reconhecer a oportunidade e a natureza da instrução a emitir de acordo com os diferentes tipos de constrangimentos afetos a determinada situação-problema. 8. Adotar modelos de intervenção que promovam atitudes e comportamentos proactivos por parte dos praticantes. 9. Reconhecer tecnologias relacionadas com o feedback, sendo capaz de distinguir a sua apropriação de acordo com o problema específico em análise. METODOLOGIA: As atividades do curso funcionam em regime à distância com recurso à plataforma de elearning. É realizado um período de ambientação online para aqueles que frequentam pela 1ª vez um curso neste regime. Durante as 4 semanas seguintes, serão apresentados conteúdos para discussão e aplicação prática no treino desportivo, recorrendo às ferramentas disponibilizadas na plataforma e/ou outras que se considerem necessárias à medida das necessidades dos formandos. No final da apresentação de cada um dos temas e atividades os formandos terão de realizar um pequeno teste para aferição dos conhecimentos adquiridos e um trabalho final para conclusão do módulo. AVALIAÇÃO: Considerando a metodologia de ensino, o formando é convidado a participar em atividades/tarefas que implicam um investimento continuado na sua formação. Terá ao seu dispor um fórum para obtenção de esclarecimento de dúvidas com os colegas e o formador e uma zona de documentos adicionais para consulta. O formando realizará um pequeno teste após a conclusão dos temas apresentados e para conclusão módulo um trabalho em grupo. A classificação final resultará da avaliação que for obtida nestas tarefas. No início do módulo serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 13 de Setembro de 2018