Formação Profissional > GÉNERO, IGUALDADE E CIDADANIA CRÉDITOS / ECTS: 1,7 ECTS DURAÇÃO: 45 horas COORDENAÇÃO : José Porfírio, Teresa Pinto INÍCIO: 2018-11-19 FIM: 2019-02-09 CANDIDATURAS DE: 2018-06-29 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-11-16 CUSTO: Gratuito (financiamento do POISE) ETIQUETAS: Educação AVISO Esta edição destina-se apenas a candidatos da região Centro e Alentejo de Portugal Continental: CENTRO (candidaturas prorrogadas até 30 de setembro – ENCERRADAS) Região de Coimbra; Região de Aveiro; Beiras e Serra da Estrela; Viseu Dão-Lafões; Beira Baixa; Médio Tejo; Região de Leiria; Oeste ALENTEJO (candidaturas até 16 de novembro) Alentejo Central ; Alentejo Litoral; Alto Alentejo; Baixo Alentejo; Lezíria do Tejo CANDIDATURA: (se é Professor, deverá realizar a candidatura na oferta de formação contínua de professores) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: O curso centra-se na relação entre o Género (socialização, representações e comportamentos), a Igualdade entre os sexos (vivência das relações pessoais e sociais) e Cidadania (normas e práticas coletivas que sustentam a democracia). Privilegia-se a Igualdade de Género - um dos temas obrigatórios da Educação para a Cidadania segundo a nova Estratégia Nacional – perspetivando-a como temática longitudinal a todos os ciclos de ensino. O curso integra três dimensões: aquisição de conhecimentos e consciencialização das implicações da socialização de Género no ensino e na educação formal; a reflexão sobre a relação entre Género e Currículo e entre Género e Prática Pedagógica; a conceção de estratégias e de atividades pedagógicas e didáticas que promovam a igualdade social e interpessoal de ambos os sexos. Os Guiões de Educação Género e Cidadania, destinados ao pré-escolar e aos ensinos básico e secundário, editados pela CIG, serão um instrumento essencial ao longo de todo curso, para: a reflexão e o debate em grande grupo nas sessões presenciais; a seleção de excertos dos Guiões, adequada aos perfis do formandas/os, e a reflexão e debate sobre os mesmos, em fóruns de discussão; a análise de propostas de atividades dos Guiões, de acordo com o contexto de cada formanda/o, e a sua discussão em subgrupos, entre formandos/as provenientes dos mesmos contextos; a aplicação individual de atividades selecionadas por cada formando/a, a apresentação e a discussão dos respetivos processos, resultados, efeitos e condicionantes, em sessões presenciais e em fóruns de discussão, sustentarão o equacionamento da continuidade a dar à aplicação dos Guiões após o termos da ação, expresso num relatório final, individual, sobre linhas de ação futuras. DESTINATÁRIOS: Docentes de todos os níveis de ensino: pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico; ensino secundário. Técnicos/as especializados/as nas áreas de natureza profissional, tecnológica, vocacional ou artística dos cursos dos ensinos básico e secundário (designadamente, Ensino Artístico Especializado, formação técnica/tecnológica dos Cursos Profissionais, formação vocacional de Cursos de Educação e Formação, docentes/formadores/intérpretes de LGP). OBJETIVOS: 1. Capacitar docentes de todos os ciclos e de todas as áreas disciplinares para a reflexão crítica (auto e hétero), individual e coletiva, sobre as práticas profissionais e organizacionais, na ótica do género; 2. Contribuir para as alterações que a incorporação da igualdade de género traz para as práticas educativas, para os procedimentos pedagógicos e organizacionais, para a definição e aplicação de critérios de seleção e de exploração de materiais didáticos e para o desenvolvimento de projetos e de atividades educativas ao nível de escola; 3. Transversalizar a igualdade de género no currículo 4. Assegurar a formação de docentes, conforme previsto na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - ENEC 5. Viabilizar a Igualdade de Género como tema obrigatório e longitudinal de toda a escolaridade, conforme previsto na ENEC; 6. Potenciar o entrosamento da Igualdade de Género com as outras temáticas da Educação para a Cidadania, conforme previsto na ENEC 7. Equacionar linhas de ação que confiram continuidade ao processo de mudança iniciado com a ação e corresponde à sua finalidade. CONTEÚDOS: MÓDULO I - A ORDEM SOCIAL DE GÉNERO - 10h Presencial: 3.30h 1.1 Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres 1.2 Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres Elearning: 6.30h 1.3 Papéis sociais de género e organização social 1.4 Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género. • Competências: 1. Desconstruir os estereótipos de género presentes na socialização de mulheres e de homens e nas relações sociais entre umas e outros; 2. Compreender a relação entre estereótipos e socialização de género, desigualdades sociais e discriminações sexuais. 3. Tomar consciência da influência dos estereótipos de género na atividade pedagógica, individual e coletiva; 4. Perspetivar a educação para a cidadania na ótica das relações sociais de género; MÓDULO II - GÉNERO, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO – 10h Elearning: 5.30h 2.1 As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo...) 2.2 Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias Presencial: 1h e Elearning: 3.30h 2.3 Género, saberes e competências: conhecimento e memória. • Competências: 1. Desconstruir os estereótipos de género presentes na gestão do currículo e dos programas e na atividade pedagógica, individual e coletiva; 2. Perspetivar a educação para a cidadania na ótica das relações sociais de género, no quadro, quer do conhecimento disciplinar, quer da comunicação escolar. 3. Alterar a prática profissional desenvolvendo estratégias pedagógicas integradas que concorram, de facto, para que a igualdade seja estruturante da identidade individual e coletiva de raparigas e rapazes; MÓDULO III - ÁREAS E DIMENSÕES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA – 5h Presencial: 2.30h e Elearning: 2.30h 3.1 Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos 3.2 Género, autonomia, (cor)responsabilidade e liderança 3.3 Género, corpo, saúde e cuidado. • Competências: 1. Desconstruir os estereótipos de género presentes na gestão do currículo e dos programas e na atividade pedagógica, individual e coletiva; 2. Perspetivar a educação para a cidadania na ótica das relações sociais de género, no quadro, quer das dinâmicas organizacionais escolares, quer das dinâmicas de relacionamento pessoal e coletivo, nos diferentes espaços da escola, formais e não formais; 3. Alterar a prática profissional desenvolvendo estratégias pedagógicas integradas que concorram, de facto, para que a igualdade seja estruturante da identidade individual e coletiva de raparigas e rapazes; 4. Integrar a dimensão da igualdade de género na cultura organizacional escolar, de forma transversal, continuada e sustentada; 5. Utilizar diversas ferramentas e instrumentos, adequando-as ao respetivo contexto profissional. MÓDULO IV - GÉNERO E CONHECIMENTO NAS DIFERENTES ÁREAS CURRICULARES/CIENTÍFICAS – 10h Elearning: 4h 4.1. A transversalização da perspetiva de género na construção do conhecimento 4.2. Do conhecimento produzido ao conhecimento ensinado: desfasamentos e enviesamentos Elearning: 1h e Presencial: 5h 4.3. Aplicação do género como categoria de análise dos materiais pedagógicos nas diferentes disciplinas. • Pretende-se que as e os docentes sejam capazes de: 1. Desconstruir os estereótipos de género presentes na gestão do currículo e dos programas e na atividade pedagógica, individual e coletiva; 2. Integrar a igualdade de género na gestão do currículo e na construção do conhecimento nas diferentes áreas disciplinares, de forma coerente e sistemática; 3. Alterar a prática profissional desenvolvendo estratégias pedagógicas integradas que concorram, de facto, para que a igualdade seja estruturante da identidade individual e coletiva de raparigas e rapazes; 4. Utilizar diversas ferramentas e instrumentos, adequando-as ao respetivo contexto profissional. MODULO V – IMPLEMENTAÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO NO ENSINO-APRENDIZAGEM - BOAS PRÁTICAS – 10 horas – este módulo será transversalizado na abordagem dos outros módulos Presencial: 3.30h 5.1 – Perspetiva da Igualdade de Género no ensino-aprendizagem Presencial: 3.30h 5.2 – A Dimensão Nacional e Europeia. Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia 5.3. Estratégia nacional de inclusão da População Cigana. Elearning: 1h 5.4. Utilização e aplicação de materiais pedagógicos em cidadania e igualdade de género em todos os níveis de ensino. Presencial: 2h 5.5 Boas Práticas - Apresentação Trabalhos e Debate. • Competências: 1. Desconstruir os estereótipos de género presentes na gestão do currículo e dos programas e na atividade pedagógica, individual e coletiva; 2. Perspetivar a educação para a cidadania na ótica das relações sociais de género; 3. Alterar a prática profissional desenvolvendo estratégias pedagógicas integradas que concorram, de facto, para que a igualdade seja estruturante da identidade individual e coletiva de raparigas e rapazes; 4. Integrar a dimensão da igualdade de género na cultura organizacional escolar, de forma transversal, continuada e sustentada; 5. Utilizar diversas ferramentas e instrumentos, adequando-as ao respetivo contexto profissional. BIBLIOGRAFIA: Recursos de trabalho essenciais: Coleção de Guiões de Educação. Género e Cidadania (do pré-escolar ao ensino secundário), editados pela CIG com a chancela do MEC: CARDONA, Maria João (coord.) et al. (2015), Guião de Educação. Género e Cidadania. Pré-escolar, Lisboa, CIG, em linha, disponível em https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2015/10/398_15_Guiao_Pre_escolar.pdf CARDONA, Maria João (coord.) et al. (2015), Guião de Educação. Género e Cidadania. 1º ciclo, Lisboa, CIG, em linha, disponível em http://www.arteset.com/NET_Guiao_1Ciclo_220915.pdf POMAR, Clarinda (Coord.) et al. (2012), Guião de Educação. Género e Cidadania.2º Ciclo, Lisboa CIG, em linha, disponível em https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2013/12/guiao_educa_2ciclo.pdf Pinto, Teresa (Coord.) (2015), Guião de Educação. 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O regime é Blearning, 21h presenciais (distribuídas por 3 sessões de 7 horas ao sábado) e 24h em sessões síncronas de elearning. As ações presenciais serão realizadas na região Centro e Alentejo, nos Centros Locais de Aprendizagem da UAb de : Centro - Abrantes, Ansião, Cantanhede, Porto de Mós e Sabugal (candidaturas prorrogadas até 30 de setembro); ENCERRADAS Alentejo - Coruche, Grândola, Reguengos de Monsaraz METODOLOGIA: A presente ação é lecionada em regime misto de ensino e aprendizagem presencial e a distância através da modalidade online, com recurso à plataforma de Elearning em uso na Universidade Aberta. As formandas e os formandos serão incentivadas/os, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante o curso as formanda e os formandos participem ativamente nas sessões presenciais e nas sessões a distância. A participação, a qualidade e pertinência das intervenções e a contribuição para o enriquecimento do debate, por um lado, a qualidade, grau de auto reflexão crítica e a pertinência das propostas e/ou experiências apresentadas no relatório individual, por outro lado, constituem os elementos de avaliação de cada formanda e de cada formando. A classificação final resultará da avaliação que for obtida nestas duas vertentes: a primeira com um peso de 40% e a segunda com um peso de 60%. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Domingo, 30 de Setembro de 2018