> (Português) ANÁLISE ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE TREINO CREDITS / ECTS: 1 ECTS / 2,6 Unidades de Crédito DURATION: 26 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD COORDINATOR: Sónia Morgado START: 2018-10-26 APPLICATIONS FROM: 2018-09-13 APPLICATIONS UNTIL: 2018-10-14 COST: 60€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: >> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD. Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais. Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz. Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo ANÁLISE ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE TREINO integra-se neste programa. No desenvolvimento da abordagem científica ao tratamento de dados, a estatística e a análise de dados eleva-se de primordial importância, estando contemplados em todos os curricula da formação inicial. Esta importância também se alicerça na interdisciplinaridade de competências entre as diferentes áreas das redes de investigação, incluindo o treino desportivo, em que a estatística e a análise de dados potencia os frutos da investigação e a forma de intervenção do treinador perante o foco e perturbação do rendimento dos seus atletas. OS fundamentos na observação e dados no processo de treino e estatístico não se consubstancia apenas da investigação científica per se, mas também na realização de relatórios profissionais nas mais diversas áreas, nomeadamente no treino desportivo. Destarte a estatística é a ciência que, por intermédio das teorias probabilísticas, torna exequível a explicação e predição de fenómenos atuais e futuros, através da recolha, análise e interpretação dos dados. RECIPIENTS: • Treinadores, investigadores, docentes e discentes em ciências de desporto, que pretendam obter conhecimentos e domínio na componente de análise de dados e utilização de software estatístico, SPSS. GOALS: A relevância deste curso e a sua mais-valia em relação aos demais é possibilitar aos formandos uma abordagem integrada e facilitadora de conhecimentos no contexto de treino desportivo, e a influência que o conhecimento de conceitos e a flexibilidade em trabalhar em base de dados, ou a melhoria no processo de recolha de dados, poderá trazer aos elementos decisores, nomeadamente, os treinadores. CONTENTS: • Conceitos básicos • Base de Dados • Tratamento de Dados • Avaliação BIBLIOGRAPHY: • Armour, K., & Macdonald, D. (2012). Research Methods in Physical Education and Youth Sport. London: Routledge; • Knudson, D.V., & Morrison, G. S. (1997). Qualitative Analysis of Human Movement. Champaign, IL: Human Kinetics.; • Leedy, P. D. (1997). Pratical Research, Planning and Design. New Jersey: Prentice-Hall, Inc.; • Patrício, T., & Pereira, A. (2013). SPSS – Guia Prático de Utilização (8ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo; • Pinto, R. R. (2012). Introdução à Análise de Dados, com Recurso ao SPSS (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo; • Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (1996). Research Methods in Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics. SKILLS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: – Dominar alguns conceitos em termos estatísticos; • Proceder à categorização e transformação de variáveis de acordo com os constructos que se pretendem medir; • Desenvolvimento de competências de análise descritiva de dados; • Familiarizar os formandos para a utilização de software estatístico; • Conhecimento das potencialidades do Statistical Package for the Social Sciences; • IBM-SPSS (SPSS, Inc. USA) para a elaboração de trabalhos de investigação e enquanto ferramenta no desempenho da sua actividade profissional; • Interpretar os resultados decorrentes dos outputs do SPSS. METHODOLOGY: A concretização dos objetivos subjacentes à aquisição de competências far-se-á por meio de uma metodologia de trabalho ativa e colaborativa, com base em intervenção prática, com recurso a software estatístico, SPSS e Excel (Microsoft Office Corporation) e casos para estudo. Esta componente prática é observada numa ótica estratégica de bring your own data (ou acesso a dados recolhidos nos casos de estudo). Ao longo do processo ensino-aprendizagem, em que se tem em mente o quotidiano dos formandos, os mesmos são chamados a desenvolver ações que compreendem: • Interação com o formador e com os outros formandos; • Atividades implementadas no processo de aprendizagem, nomeadamente a realização de exercícios em cada uma das temáticas; • Atividades de grupo proporcionando diferentes situações de aquisição, desenvolvimento e aplicação de competências; • Estas têm por base uma melhor e mais fácil compreensão dos assuntos, para que a sua assimilação transcorra de forma natural e intuitiva. ASSESSMENT: Considerando a orientação metodológica vinculada à ação, o formando é convidado a participar em atividades/tarefas semanais que implicam um investimento continuado na sua formação, com a inclusão de tarefas e propostas de discussão que serão objeto de avaliação. LAST UPDATE: Thursday July 13th, 2017