Este curso visa consolidar a prática de leitura paleográfica de documentação portuguesa dos séculos XIII a XIX, e exercitar a interpretação de textos e a elaboração de sumários de conteúdos, assim como aprofundar os conhecimentos em diplomática e edição de texto.
RECIPIENTS:
O curso destina-se a um público (estudantes, investigadores, público em geral) já iniciado no estudo da Paleografia e Diplomática, que queira aprofundar os seus conhecimentos em documentação portuguesa dos séculos XIII a XIX.
ATTENDANCE CONDITIONS:
O Nível II é um nível de aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos em Paleografia e Diplomática. Não será efetuada nenhuma prova de admissão, mas é requisito necessário ter conhecimentos nestas matérias.
É indispensável que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador.
CONTENTS:
1) Paleografia:
- Leitura e transcrição de documentação dos séculos XIII-XIX.
- Identificação dos estilos gráficos;
2) Diplomática: génese e tramitação documentais;
3) Edição de texto: principais problemáticas.
SKILLS:
No final desta ação de formação, o formando deverá estar apto a:
• desenvolver a prática de leitura paleográfica de manuscritos;
• transcrever um documento, e elaborar um sumário completo sobre o mesmo;
• conhecer e identificar as terminologias dos estilos gráficos;
• identificar e resolver os principais problemas relacionados com a edição de um manuscrito (original/cópia);
• identificar as principais fases de tramitação do documento do emissor até ao destinatário.
METHODOLOGY:
A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para formações avançadas a desenvolver em regime de e-learning. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende:
1. a leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos;
2. a partilha da reflexão e do estudo entre os formandos;
3. o esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a realização das atividades propostas;
ASSESSMENT:
• Avaliação formativa ao longo do curso;
• Avaliação somativa - Exame final presencial;
• O curso pode ser frequentado na modalidade de curso livre sem avaliação somativa (exame final).