(Português) Este curso foi criado e desenhado para responder às necessidades de quem gostaria de aprender ou melhorar o ofício de contar uma história.
Serão 52 horas de compreensão e contextualização do papel do contador de histórias, de reflexão sobre os objetivos de cada formando e uma exposição de técnicas de voz, de teatralização e de consciência física que auxiliam o desempenho do contador. Todos nós nascemos com a capacidade de comunicar e de nos expressarmos, contudo, precisamos de estimulá-la para a ativar e ampliar.
Contar histórias é diferente de representar histórias, mas em ambas as situações são reveladas personagens e emoções. Na arte da oralidade é necessário desenvolver técnicas de voz e de consciência física, mas é na escuta do que somos que iremos descobrir quais as técnicas de teatro que se adequam mais ao perfil de cada um.
Compreendemos que é na escuta da história do contador e na autoescuta dos propósitos de cada um, que seremos capazes de encontrar a identidade de cada contador de histórias.
Este é o desafio deste curso: Escutar, tal como ancestralmente faziam os contadores de histórias. E Autoescutar. Quem sou? O que quero fazer na minha hora do conto, porquê e como é que o posso fazer?
Estas são algumas das perguntas que gostaríamos de ajudar a responder ao longo deste curso.
RECIPIENTS:
(Português) Técnicos de Biblioteca.
Público em geral.
ATTENDANCE CONDITIONS:
(Português) Constituem pré-requisitos fundamentais para a frequência deste curso o acesso a um computador com ligação de banda larga à internet e conhecimentos de informática na ótica do utilizador (nomeadamente competências de navegação e pesquisa).
GOALS:
(Português) O presente curso constitui a primeira etapa para alcançar competências que permitem ao formando ser independente na elaboração e apresentação pública de momentos como a Hora do Conto.
OBJETIVOS GERAIS
- A consciência do corpo, do olhar e da voz enquanto instrumentos de comunicação de um texto, de uma ideia ou de uma emoção;
- Conhecer a morfologia do Aparelho Fonador;
- Conhecer exercícios que auxiliem a comunicação e interpretação;
- Analisar dramaturgicamente as histórias de modo a retirar delas os momentos-chave para cativar a atenção do espectador;
- Criar ambientes que acolham as histórias e os ouvintes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- preparar a sala para o momento da leitura;
- dominar o momento de introdução a uma história;
- dominar os meios de comunicação, tais como o olhar, a expressão facial e a voz;
- consciência do nariz como meio de condução da atenção (técnica da máscara)
- utilizar as mãos e todo o corpo como veículo de expressão;
- autoconsciência vocal e conhecimento das características da voz;
- compreender a importância do tempo e da qualidade da palavra;
- conhecer o aparelho fonador de modo a tirar partido dele;
- consciência e conhecimento da respiração e da gestão do ar;
- conhecer os cuidados a ter com a saúde e higiene vocal, preparação e manutenção de uma fonação saudável;
- compreender o conceito “contexto do espaço” de modo a que a comunicação abarque todo o espaço;
- utilizar os momentos chave das histórias de modo a cativar a atenção do público;
- escutar o público de modo a fazer-se escutar também.
CONTENTS:
(Português) Serão abordados três temas ao longo das primeiras 3 semanas e na última semana será realizada uma apresentação de A Hora do Conto.
1 semana antes do início do curso - AMBIENTAÇÃO / INTRODUÇÃO
Ambientação online e conhecimento do roteiro de aprendizagem.
1.ª semana – QUAL O MEU SOM?
Vocabulário: voz; aparelho fonador, respiração.
Conhecer a própria voz.
Conhecer o Aparelho Fonador.
Identificar as fragilidades e recorrer aos meios disponíveis para as ultrapassar.
Conhecer o corpo e utilizá-lo como auxiliar no ato de contar uma história.
Aliar a respiração ao olhar.
2.ª semana – O INFINITO DO MEU CORPO
Vocabulário: Corpo, respiração, olhar.
Conhecer o corpo e a sua respiração.
Conhecer os limites do corpo e ultrapassá-los.
O Corpo e o Espaço.
Dar vida ao corpo.
Dar vida às palavras através da voz e do corpo.
O tempo e a qualidade da palavra.
O nariz enquanto foco de atenção e de comunicação (técnica da máscara).
3.ª semana – ERA UMA VEZ… UM CONTO
Que história contar e porquê?
Definição de objetivos com o conto.
Dramaturgia e descoberta dos momentos chave.
4.ª semana – A HORA DO CONTO
Elaboração de um momento da hora do conto. Trabalho gravado e enviado.
BIBLIOGRAPHY:
(Português) BITENCOURT, R. B. (2009). As novas tecnologias e a contação de histórias em sala de aula em https://www.webartigos.com/artigos/as-novas-tecnologias-e-a-contacao-de-historias-em-sala-de-aula/13659/
BUSATTO, C. (2011). “Paiquerê Piquiri Fiietó, um experimento com as linguagens”. In PRIETO, B. Contadores de Histórias – um exercício para muitas vozes. Rio de Janeiro: Prieto Produções Artísticas, pp. 101-103. (http://cajuinas.blogspot.com/2011/11/contadores-de-historias-um-exercicio.html
BUSATTO, C. (2011). Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Editora Vozes.
BUSATTO, C. (2011). A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis: Editora Vozes.
METHODOLOGY:
Funcionando integralmente em regime de e-learning, este curso poderá ser frequentado por estudantes em qualquer parte do mundo.
ASSESSMENT:
(Português) Avaliação contínua totalmente a distância:
Avaliação sumativa ao longo do curso (40%, assíncrona);
Avaliação sumativa final (60%, assíncrona).