(Português) Este curso pretende introduzir os conceitos básicos de Estatística com exemplos de aplicação às ciências da saúde, a todos os que na sua atividade académica ou profissional necessitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, de fazer uma revisão ou contactam com o tema pela primeira vez. Este curso é complementado pelo curso “Noções de Estatística Aplicada às Ciências da Saúde II”, devendo ser realizados de forma sequencial.
RECIPIENTS:
(Português) Licenciados em ciências da saúde ou afins (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, técnicos de farmácia, epidemiologistas, etc.); estudantes de licenciatura em ciências da saúde ou afins; pessoas que não são profissionais de saúde, mas que querem ter conhecimentos gerais sobre Estatística.
GOALS:
(Português) Por favor, consultar o Guia de Curso.
CONTENTS:
(Português) Este curso está organizado em cinco unidades:
1. A Estatística nas ciências da saúde e no desenho de um estudo clínico
2. Tipos de dados e análise estatística descritiva
3. Análise estatística inferencial: intervalos de confiança e testes de hipóteses
4. Comparação entre dois grupos
5. Outras aplicações da análise estatística
As cinco unidades correspondem a 5 módulos, com as mesmas designações:
Módulo 1 – A Estatística nas ciências da saúde e no desenho de um estudo clínico
Módulo 2 – Tipos de dados e análise estatística descritiva
Módulo 3 – Análise estatística inferencial: intervalos de confiança e testes de hipóteses
Módulo 4 – Comparação entre dois grupos
Módulo 5 – Outras aplicações da análise estatística
SKILLS:
(Português) Com os objetivos educacionais anteriores pretende-se que os formandos adquiram as seguintes competências:
• Estar familiarizado com a terminologia específica associada à Estatística
• Reconhecer a importância da Estatística nas ciências da saúde
• Representar graficamente conjuntos de dados
• Calcular e interpretar parâmetros estatísticos
• Desenvolver a capacidade de análise de textos científicos e explicar os fundamentos teóricos dos problemas práticos
• Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem, pesquisa e escolha de informação adequada
METHODOLOGY:
Este curso é lecionado através da plataforma de e-learning (PlataformAberta) decorrendo de forma essencialmente assíncrona de acordo com o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta. Serão disponibilizados diversos materiais que incluem também artigos científicos de apoio e excertos dos livros indicados na bibliografia, em formato pdf. O software a utilizar ao longo do curso para realizar os testes estatísticos é o Excel e para o cálculo do tamanho da amostra utiliza-se o software GPower 3.1.
ASSESSMENT:
(Português) A avaliação deste curso será realizada através de cinco atividades do tipo teste, a serem respondidas individualmente pelos formandos, no final de cada módulo. A classificação final do curso corresponde à média das classificações das cinco atividades e será atribuída na escala de 0 a 20 valores. Considera-se aprovado quem tiver classificação final igual ou superior a 10 valores.