(Português) A leitura é uma atividade de grande abrangência, ainda que nem todos tenhamos consciência plena dessa amplitude (conforme consagrou Daniel Pennac). Assim, o presente curso tem como finalidade abrir horizontes e debater as potencialidades desta atividade, aparentemente simples, mas efetivamente de grande complexidade.
Começar-se-á por uma breve história da leitura. Abordar-se-á, seguidamente, as suas vertentes terapêuticas para, depois, se passar à consideração da leitura como meio de acesso aos sistemas do Imaginário humano.
Procura-se promover o conhecimento de como a leitura pode ter um efeito metamórfico em dados contextos e com determinados leitores.
O curso enquadra-se nas atividades promovidas pelo Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e pelo IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH-NOVA) - Polo UAb.
RECIPIENTS:
(Português) Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220
Registo de Acreditação - CCPFC/ACC-117183/22
Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Educadores de Infância e Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220.
GOALS:
(Português) O curso tem como objetivos:
1. Fomentar a leitura como atividade,
2. Promover uma escolha esclarecida de leituras,
3. Conhecer(-se) e dar sentido ao Mundo através da leitura.
CONTENTS:
(Português) Os conteúdos do curso serão distribuídos por 3 tópicos, complementados por um trabalho final. Em cada tópico trabalhar-se-ão as várias competências sempre com o enfoque na promoção da leitura (individual ou coletiva):
Tópico 1: Uma história da leitura e da sua promoção
- As noções de cânone, clássico, “história da leitura” e leituras aconselhadas,
- Perspetiva cronológica do conceito de leitor.
Tópico 2: Uma metodologia biblioterapêutica
- Considerar a vertente curativa da leitura,
- As neurociências e o poder transformador da leitura.
Tópico 3: O Imaginário pessoal e cultural
- As metodologias e os 3 Imaginários,
- O Imaginário e os sentidos do Mundo.
BIBLIOGRAPHY:
(Português) Pennac, Daniel (1992). Como um romance, Lisboa: ASA.
Manguel, Alberto (1998). Uma História da Leitura, Lisboa: Presença.
Ouaknin, Marc-Alain (1998). Bibliothérapie. Lire, c'est guérir, Paris: Seuil.
Berthoud, Ella e Elderkin, Susan (2017). Manual de remedios literarios: Cómo curarnos con libros. Madrid: Siruela.
METHODOLOGY:
O curso Biblioterapia e Imaginário funciona em regime de e-learning, de ensino à distância e em rede, de forma assíncrona, através da plataforma de aprendizagem da Universidade Aberta, Moodle v3.9.
A sala de aula virtual é a unidade curricular criada especificamente para o curso e inclui uma diversidade de recursos e ferramentas de aprendizagem distribuídos por tópicos semanais e disponibilizados ao longo de dois meses.
ASSESSMENT:
(Português) O regime de avaliação a que estão sujeitos os formandos é de avaliação contínua onde serão considerados os seguintes elementos e critérios:
Presença e participação em atividades – 60%
Trabalho final - 40%
Os formandos serão avaliados através da sua participação em atividades formativas que incluem tarefas individuais (visualização de vídeos, leitura, trabalhos escritos) e colaborativas (debates em fórum, partilha de leituras). Acresce o trabalho final individual.