(Português) O presente curso irá proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer, trabalhar e pensar sobre temas das alterações climáticas na ótica do seu impacte nas sociedades humanas. São abordados os condicionalismos que o clima impôs ao Ser-Humano na ocupação e exploração do território, desde a Pré-História até à Idade Contemporânea, fazendo sobressair os principiais períodos climáticos. O principal enfoque do curso é posto na perceção que as diferentes comunidades tiveram das alterações climáticas e à forma como conseguiram (ou não) responder ao desafio de adaptação dos seus modos de vida a novas realidades. Para além deste facto, procura-se nesta formação dar um sentido de aplicação ao conhecimento, promovendo o espírito empreendedor dos formandos, nomeadamente com a consideração da possibilidade de desenvolvimento de projetos empreendedores ligados ao turismo.
RECIPIENTS:
(Português) 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do clima e do Turismo histórico;
2. Discentes com ensino secundário completo (12º ano) e universitários;
3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Associações, entre outras.
ATTENDANCE CONDITIONS:
(Português) Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano.
GOALS:
(Português) O curso tem como objetivos:
1. Promover uma contextualização geral acerca da história do clima e seu impacto na evolução das comunidades humanas.
2. Elencar os indicadores (proxies) para o conhecimento da variabilidade climática, desde o Paleolítico até à era das revoluções (século XIX).
3. Identificar os principais períodos de alterações e variabilidade no clima.
4. Discutir o papel do ser humano no clima.
5. Desenvolver a criatividade e o espírito empreendedor, através do incentivo à criação de negócios ligados ao turismo, em particular na região e setor de atividade visadas.
CONTENTS:
(Português) O Curso “As alterações climáticas, as adaptações humanas e o empreendedorismo no turismo histórico” (3 ECTS ) está estruturado com 8 módulos obrigatórios, conforme a seguir se indicam:
1. Ambientação ao contexto do e-learning
2. Do Pleistocénico ao início do Holocénico
3. Do Neolítico à Idade do Bronze
4. As “latitudes afortunadas”
5. O Pequeno Ótimo Climático e a Pequena Idade do Gelo
6. O que é o antropocénico?
7. Criatividade e Inovação no Setor do Turismo Histórico
8. E-atividades para avaliação contínua e final
SKILLS:
(Português) Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências, que lhes serão identificadas no documento certificador desta microcredencial:
a) Capacidade para analisar, interpretar e sintetizar os dados, temas e problemáticas referentes à evolução climática numa cronologia de largo espectro;
b) Capacitação para a compreensão dos factos e processos históricos/antrópicos envolvidos nos segmentos climáticos em estudo;
c) Autonomia para efetuar comentários contextualizados e sistémicos de dados climáticos (fontes históricas, textos, gráficos, mapas, etc.).
METHODOLOGY:
Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.
ASSESSMENT:
(Português) Esta microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos formandos o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação activa nos fóruns e a realização de atividades de avaliação propostas. Assim, a avaliação decorrerá da participação efetiva nas atividades formativas de caráter individual (leitura dos recursos disponibilizados, trabalhos escritos) e nas atividades formativas de caráter colaborativo (interação entre os formandos e docentes, partilha de leituras e conhecimentos, participação nos fóruns de discussão). Espera-se ainda que os formandos apresentem um trabalho final individual acerca do tema abordado na formação.
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
Presença e participação nas atividades propostas – 30%
Trabalho final – 70%
A avaliação será expressa na escala de 0 a 20 valores e a conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota igual ou superior a 9,5 valores.