> (Português) Inglês A1 (Básico) CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Isabelle Simões Marques, Josélia Neves TEACHER: Josélia Neves START: 2025-06-03 END: 2025-07-22 APPLICATIONS FROM: 2025-05-02 APPLICATIONS UNTIL: 2025-05-19 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A presente Microcredencial, INGLÊS A1 (Básico), dirigida ao público em geral, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em múltiplos contextos. O curso destina-se a desenvolver todos os aspetos da competência comunicativa em língua inglesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada. Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas de tratamento e fórmulas de delicadeza, através de enunciados simples acerca de áreas de necessidade imediata e de assuntos do quotidiano. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas. Este curso inicia-se com o tema relativo às saudações e à identificação e caracterização pessoal, estabelecendo um ponto de partida para outras tarefas comunicativas nos domínios privado, público, profissional e educativo. Assim, serão abordados tópicos como as relações com os outros, tempo livre e diversões, lugares e ambientes, entre eles a casa, o lar e o emprego. A partir das temáticas em apreço, desenvolver-se-ão atividades de compreensão e produção oral e escrita, nas diversas componentes de gramática, vocabulário e pronúncia, assegurando a progressão dos formandos nas várias competências comunicativas em língua. RECIPIENTS: (Português) A presente Microcredencial, INGLÊS A1 (Básico), é dirigida aos funcionários das Entidades Parceiras, bem como, Público em Geral. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Maiores de 23, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano. GOALS: (Português) • Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas; • Apresentar-se e apresentar outros, fazendo perguntas e dando respostas sobre assuntos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; • Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata, como, por exemplo, tempo livre e diversões, lugares e ambientes, ocupação profissional, meio circundante e relações interpessoais; • Comunicar em situações e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais; • Descrever de modo simples as suas características pessoais, a formação, o meio circundante, as condições de vida ou de trabalho; • Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento. SKILLS: (Português) • Capacidade de comunicar de forma clara e compreensível em situações simples do quotidiano, como fazer perguntas básicas, cumprimentar e despedir-se, bem como expressar necessidades e preferências; • Capacidade de ler e compreender textos curtos e simples, como descrições de objetos, instruções básicas, informações pessoais e profissionais; • Capacidade de escrever frases simples e coerentes sobre assuntos pessoais, rotina diária, ocupações profissionais, de tempos livres e interesses; • Capacidade de compreender informações essenciais produzidas oralmente em diálogos curtos e simples, como identificar palavras-chave, acompanhar instruções básicas e compreender perguntas simples; • Capacidade de participar em conversas e interações simples em inglês, como cumprimentar e responder a perguntas básicas, fazer pedidos, usar expressões familiares e quotidianas e fornecer informações. METHODOLOGY: A metodologia seguida nesta Microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007; 2018) para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning, e adota o modelo de ensino-aprendizagem de cinco níveis proposto por Gilly Salmon (2000). Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet. A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e será feita através dos fóruns de discussão abertos nos diversos tópicos na plataforma Moodle. ASSESSMENT: (Português) A avaliação tem caráter formativo e sumativo. A avaliação contínua refere-se à avaliação ao longo das semanas e tópicos de estudo: participação/comentários nos fóruns e realização das atividades propostas ao longo do percurso de aprendizagem. Esta modalidade de avaliação tem uma ponderação de 100% na nota final (correspondendo a um total de 20 valores, na razão de 6 (seis) valores por tópico. No final do módulo 3, haverá um momento de avaliação cumulativa ao qual está serão atribuídos 2 (dois) valores. Nota final: de 0 a 20 valores. A conclusão do curso com aproveitamento (no mínimo 10 valores) dará direito a um certificado de frequência do mesmo. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Thursday May 1st, 2025