> (Português) Analista de Cibersegurança CREDITS / ECTS: (Português) 4 ECTS DURATION: (Português) 104 horas COORDINATOR: José Henrique São Mamede TEACHER: André Calvinho, Luís Dias START: 2024-10-15 END: 2024-12-17 APPLICATIONS FROM: 2024-07-01 APPLICATIONS UNTIL: 2024-09-23 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) O ciberespaço é um ambiente complexo, materializado por redes e sistemas de informação que permitem a sociedade em rede e criam novas oportunidades, potenciando as organizações e as suas atividades. A cibersegurança compreende as medidas e ações de prevenção e monitorização que visam cumprir os requisitos de autenticidade, confidencialidade, integridade, disponibilidade e não repúdio da informação contida no ciberespaço. A crescente dependência da sociedade nas tecnologias assentes no ciberespaço, cria vulnerabilidades e oportunidades de serem exploradas, por hackers em nome individual, pelo crime organizado, por extremistas ideológicos e políticos e mesmo por Estados. RECIPIENTS: (Português) Adultos maiores de 23 anos, encaminhados por Entidades Parceiras da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, e público individual, residentes em Portugal, com a escolaridade mínima obrigatória (12º ano). Dirigido a profissionais da área de IT ou cibersegurança das empresas/organizações e desejem aprofundar os conhecimentos na área da análise de eventos de segurança, gestão de vulnerabilidades e ameaças; todos os profissionais que pretendam iniciar-se na resposta a incidentes de Cibersegurança; indivíduos que pretendam especializar-se para trabalharem como analistas de cibersegurança em empresas/organizações. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Critérios de Seleção: 1º Ter submetido candidatura completa 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelo nosso parceiro 3º Ordem cronológica do registo da candidatura • Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) GOALS: (Português) O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos formandos zelar pela autenticidade, integridade, confidencialidade, disponibilidade e não repúdio da informação numa organização. Assim, no final, os participantes saberão: ● Configurar e utilizar diversos dispositivos de segurança; ● Avaliar os pontos fortes e fracos dos dispositivos de segurança perante diversos cenários de ataque; ● Analisar e usar diferentes formas de deteção de ameaças e rastreamento de Indicadores de Comprometimento; ● Reconhecer e implementar controlos de segurança críticos; ● Explicar a estrutura e funcionamento de um Centro de Operações de Segurança (SOC) e discutir os desafios que se colocam. ● Explicar a importância da Threat Intelligence e praticar a sua utilização no processo de monitorização contínua; ● Adotar uma abordagem proativa de Threat Hunting; ● Avaliar o impacto da inteligência artificial na cibersegurança e reconhecer as novas técnicas de deteção de intrusões. CONTENTS: (Português) Este curso de cibersegurança está estruturado em 8 módulos, com a duração de uma semana cada, que se desenvolvem sequencialmente. Estes módulos são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso. O curso tem a duração de 104 horas a que corresponde um crédito de 4 ECTS da UAb e realiza-se em regime de formação a distância online (e-learning) ao longo das 9 semanas: Módulo 0: Ambientação ao contexto online do curso Módulo 1: Fundamentos e enquadramento Módulo 2: Arquiteturas de segurança em rede Módulo 3: Monitorização de segurança em rede Módulo 4: Arquitetura de segurança nos dispositivos endpoint e monitorização de segurança contínua Módulo 5: Notas práticas de um Centro de Operações de Segurança (SOC) Módulo 6: Threat intelligence e Threat Hunting Módulo 7: Inteligência artificial e deteção de intrusões Módulo 8: Exercício Final SKILLS: (Português) No final da ação os participantes ficarão habilitados com um conjunto de competências tecnológicas e procedimentais que lhes permitirão tomar ações de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção que visam manter o estado de segurança desejado e garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e não repúdio da informação, das redes e sistemas de informação no ciberespaço, e das pessoas que nele interagem. Deste modo os participantes irão adquirir as seguintes competências que lhes serão creditadas nesta Microcredencial: ● Reconhecer o contexto atual da cibersegurança ao nível organizacional e perceber os elementos estruturantes das tecnologias e sistemas de informação; ● Adotar uma postura proativa na monitorização de cibersegurança; ● Entender como os sistemas e dispositivos de segurança funcionam, quais as suas capacidades e os seus papéis na monitorização contínua; ● Perceber como e porquê usar determinadas ferramentas de monitorização (de rede e endpoint) de acordo com os diversos cenários de ataque; ● Analisar e gerir vulnerabilidades; ● Usar a auditoria de configuração de uma baseline e patching para tornar os endpoints mais resilientes; ● Implementar controlos de segurança; ● Saber a constituição e organização de um SOC e qual o papel do analista; ● Adotar uma abordagem correta na triagem de alarmes de um SIEM; ● Perceber o papel do analista no reporte de problemas e no processo de resposta a incidentes; ● Reconhecer a importância do SIEM e os princípios gerais para uma implementação de sucesso; ● Utilizar a Threat Intelligence como suporte à segurança organizacional; ● Saber tirar proveito da Cyber Kill Chain, Mittre Att&ck framework e o Diamond Model, no âmbito do processo de Threat Hunting; ● Compreender os conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning e fazer a associação com a cibersegurança e com os desafios futuros; METHODOLOGY: A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning e adota o modelo de ensino/aprendizagem de 5 níveis de que nos fala Gilly Salmon (2000). APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Monday July 1st, 2024