> (Português) As Vozes do Renascimento: O que os diálogos nos contam CREDITS / ECTS: (Português) 4 ECTS DURATION: (Português) 104 horas COORDINATOR: Isabel Maria de Barros Dias TEACHER: Roberto Carmo Antunes START: 2022-03-15 APPLICATIONS FROM: 2022-01-03 APPLICATIONS UNTIL: 2022-03-08 COST: (Português) 270€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) O curso incide sobre a literatura portuguesa do século XVI, explorando a formação e as relações entre a poética e a retórica na literatura deste período. Parte da reflexão sobre uma das obras máximas do cânone, Os Lusíadas, para depois propor o estudo de diálogos literários, que têm tido pouquíssima visibilidade na atualidade. Na parte introdutória, são propostas duas abordagens distintas para o estudo de Os Lusíadas: (1) a comparação com as Décadas da Ásia de João de Barros e (2) a observação dos efeitos das ações discursivas (e não físicas) das personagens (medo e esperança, sobretudo). Na segunda parte, estuda-se um género textual cujo lugar no cânone literário português precisa ser redefinido: os diálogos literários. Dando sequência às reflexões iniciadas na primeira parte, propor-se-á o estudo de autores humanistas que produziram diálogos com pluralidade de vozes discordantes (pelo menos três personagens com personalidades distintas), estudados com base em instrumentos de análise retirados da narratologia e dos estudos retóricos. Para facilitar a apreensão dos conceitos, serão propostas análises sucintas de textos de diferentes géneros textuais nos quais a forma dialogada exerce função importante (o cinema, a ópera, o teatro, o debate, entre outros) . RECIPIENTS: (Português) Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Educadores de Infância e Professores dos Grupos 200, 300, 400. ÁREA DE FORMAÇÃO – Prática pedagógica e didática na docência Registo CCPFC/ACC-111219/21 Professores de ensino secundário* *Embora as obras cujo estudo é proposto (à exceção de Os Lusíadas) não sejam referidas nos Programas e Metas Curriculares de Português - Ensino Secundário, o programa proposto para o presente curso articula-se direta e indiretamente com as metas curriculares estipuladas neste documento, nomeadamente: para o 10º ano, “Ler textos literários portugueses de diferentes géneros, pertencentes aos séculos XII a XVI”; para o 11º ano, “Reconhecer e caracterizar os elementos constitutivos do texto dramático”; “Reconhecer e caracterizar [...] elementos constitutivos da narrativa”; para o 12º ano: “Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos”; “Valorizar uma obra enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo”; “Explicitar, em função do texto, marcas dos seguintes géneros: diálogo argumentativo e debate”. GOALS: (Português) OBJETIVOS GERAIS: ● refletir criticamente sobre a formação do cânone literário português; ● compreender os pontos de intersecção entre a poética e a retórica na literatura quinhentista ; ● aplicar conceitos da narratologia e dos estudos retóricos modernos no estudo dos diálogos literários quinhentistas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ● refletir sobre a consolidação de Os Lusíadas no cânone literário português; ● estudar a epopeia Os Lusíadas sob a perspetiva narrativa e retórica; ● identificar pontos de convergência e divergência entre o diálogo literário e o colóquio cotidiano; ● identificar características do diálogo literário; ● analisar diálogos literários sob a perspetiva narrativa, nomeadamente quanto à construção das personagens; ● aplicar técnicas de análise da construção das personagens em outros géneros dialogados, como o cinema, o teatro, a ópera e o debate televisivo; ● estudar os diálogos literários de João de Barros, Francisco de Holanda, frei Heitor Pinto, frei Amador Arrais e Diogo do Couto; ● utilizar dados quantitativos para o estudo dos diálogos literários. CONTENTS: (Português) PROGRAMA APRESENTAÇÃO Módulo 1 Apresentação de professores e estudantes, considerando as expectativas em relação ao curso. INTRODUÇÃO Módulo 2 Reflexão sobre o cânone literário português a partir da comparação de Os Lusíadas de Camões e as Décadas da Ásia de João de Barros. Módulo 3 Estudo de Os Lusíadas como narração dialogada, cujas principais peripécias dizem respeito ao medo e à esperança. Módulo 4 A importância dos diálogos literários na Antiguidade e no Renascimento; a sua posterior exclusão do cânone; diálogo literário simples x diálogo literário composto. DIÁLOGOS LITERÁRIOS Módulo 5 Oposição entre colóquio cotidiano e diálogo literário; análise de debate desportivo e da ópera Maria Stuarda; estudo de Imagem da Vida Cristã de frei Heitor Pinto (ênfase nas altercações entre as personagens). Módulo 6 Os esquemas conversacionais pergunta-resposta e afirmação-negação; a diferença entre autor, autor implicado, narrador e personagem; análise de Um Filme Falado e Mercador de Veneza; estudo de Ropicapnefma de João de Barros (ênfase nos “discursos polémicos”). Módulo 7 As figuras argumentativas de Perelman: presentificação, escolha e comunhão; análise de Central do Brasil e de entrevistas televisivas; estudo de O Soldado Prático de Diogo do Couto (ênfase na oposição entre fidalguia e interesses do reino). Módulo 8 A formação das personagens segundo Rimmon-Kennan: complexidade, mudanças e aspetos psicológicos; análise do filme Othelo e de peças humorísticas; estudo de Diálogos de frei Amador Arraiz (ênfase na oposição entre religiosidade e vida secular). Módulo 9 A influência do tamanho das falas e do grau de informalidade na construção do universo diegético; comparação entre pinturas renascentistas sobre o mesmo tema (sagrada família, anunciação, crucificação, etc.); estudo de Diálogos em Roma de Francisco de Holanda. AVALIAÇÃO FINAL Módulo 10 Escolha de tema e definição de diretrizes para a escrita de ensaio; entrega de ensaio. METHODOLOGY: Curso na modalidade e-learning , assíncrono, em que cada estudante gere o seu horário à medida das suas necessidades – veja o modelo pedagógico da UAb em https://portal.uab.pt/modelo-de-ensino/ . ASSESSMENT: (Português) Avaliação contínua 60%. Avaliação final 40%. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Thursday December 16th, 2021