> (Português) Biodiversidade do Intertidal – Recursos didáticos CREDITS / ECTS: (Português) 1 DURATION: (Português) 26 horas TEACHER: Sónia Seixas, Ana Margarida Ferreira START: 2021-09-09 APPLICATIONS FROM: 2021-08-13 APPLICATIONS UNTIL: 2021-09-02 COST: (Português) 100€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A ação vem no seguimento do que tem sido a politica portuguesa de disseminar junto da população estudantil as boas práticas de sustentabilidade do meio intertidal (zona entre marés). Para atingir este objetivo ter-se-á de formar os professores com recursos didácticos que possam utilizar em contexto de sala de aula com os seus alunos. A ação visa captar novos públicos alvo e demonstrar que a nossa universidade tem capacidade para dar formação aos professores do ensino básico e secundário nas áreas ligadas à biologia marinha, biodiversidade e conservação RECIPIENTS: (Português) Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520. ÁREA DE FORMAÇÃO - Prática pedagógica e didática na docência Registo de acreditação CCPFC/ACC-112481/21 Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática dos professores dos grupos 230 e 520. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) A formação terá 2 edições. Quando da submissão da candidatura, tem que indicar no espaço das "observações" qual a edição que deseja realizar (A ou B) Curso A: Início 23 setembro Saída de campo: Tavira dia 9 outubro de 2021 Fim: 22 de outubro Número máximo de alunos: 15 Curso B: Início dia 9 setembro Saída de campo: Avencas (Cascais) 25 setembro de 2021 Fim: 8 de outubro Número máximo de alunos: 15 GOALS: (Português) - Compreender a importância da educação Ambiental marinha - Conhecer o ecossistema marinho, em particular, a zona intertidal - Planear e executar uma acção no campo recorrendo ao que a zona entre marés proporciona como laboratório vivo, construindo recursos didácticos CONTENTS: (Português) Módulo 1 – Ecossistema intertidal (e-learning) 3h30m •Noção de fenómenos de maré •Comparação dos ecossistemas intertidais arenosos versus rochosos •Zonação dos andares do sistema litoral Módulo 2 – Construção de materiais didáticos (e-learning) 13h •Preparação dos materiais didácticos a utilizar em sala de aula antes e durante a saída de campo •Planeamento da saída de campo com identificação do material necessário, respectivas autorizações e procedimentos de segurança Módulo 3 – Saída de campo intertidal (presencial e em e-learning) 6h •Ida à zona intertidal observando os povoamentos e recolhendo algumas amostras (presencial) •Visualização e análise do material recolhido (presencial) •Realização do trabalho de grupo resultante da saída de campo (e-learning) Módulo 4 – Discussão final (e-learning) 3h30m •Apresentação dos trabalhos desenvolvidos e sua discussão •Reflexão crítica individual BIBLIOGRAPHY: (Português) - Domingos I., Gameiro C., Ferreira A., Adão H., Amorim A., Brotas V., Cabral H., Chainho P., Costa J.L., Gordo L.S., Newton A., Sousa F., Teixeira H., Vieira A.R., Zilhão R., Brito A.C. (2017). Ecossistemas da Plataforma Continental. DGRM, Lisboa, Portugal. E-book disponível em www.sophia-mar.pt; - Saldanha, L. (1995). Fauna Marinha Atlântica. Publicações Europa américa. 361 pp.; - Lacerda, M. (2008). Cascais Atlântico – flora e fauna marinha. 416pp. METHODOLOGY: A presente acção é leccionada em regime misto. A parte de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interacções múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. A parte presencial consiste numa ida a zona intertidal com recolha e observação dos povoamentos, seguida de observação e análise, no laboratório, do material recolhido. ASSESSMENT: (Português) Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize os trabalhos requeridos em grupo e individualmente. O formando deverá também construir recursos didáticos com aplicação dos conteúdos do curso. O interesse e o desempenho durante a saída de campo será igualmente alvo de avaliação. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. Será usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada. - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação é contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Thursday July 22nd, 2021