> (Português) Biomarcadores de Cancro CREDITS / ECTS: 2 ECTS DURATION: 52 horas / 08 semanas COORDINATOR: Maria Luísa Soares da Silva TEACHER: Maria Luísa Soares da Silva START: 2024-04-16 APPLICATIONS FROM: 2024-02-05 APPLICATIONS UNTIL: 2024-03-26 COST: 200€ TAGS: Medicina Saúde Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: A pertinência deste curso relaciona-se com o aumento da incidência e prevalência do cancro a nível mundial nas últimas décadas. É importante que a sociedade tenha um conhecimento básico sobre o que é o cancro, suas características principais e causas, e sobre os biomarcadores usados na clínica para o diagnóstico da doença, a monitorização da sua progressão, a avaliação da eficácia das terapêuticas e o estabelecimento de um prognóstico. Esse conhecimento permitirá às pessoas serem mais competentes e próactivas na prevenção da doença e na interpretação de dados clínicos e laboratoriais. Por outro lado, o curso possibilitará a actualização de conhecimentos aos profissionais de saúde, nomeadamente aos que trabalham directamente com doentes com cancro, capacitando-os para um melhor aconselhamento ao utente e acompanhamento durante a doença. O curso pretende dar formação nos aspectos da prevenção de diversos tipos de cancro, na utilidade dos biomarcadores de cancro e nas suas aplicações em diferentes etapas ao longo da evolução da doença e na interpretação dos níveis séricos dos diferentes biomarcadores. RECIPIENTS: •Licenciados em ciências da saúde ou afins (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, técnicos de farmácia); •Estudantes de licenciatura em ciências da saúde ou afins; pessoas que não são profissionais de saúde mas que querem ter conhecimentos gerais sobre cancro e biomarcadores de cancro. Trata-se, portanto, de um público adulto, por norma trabalhador no ativo, e este facto deve ser considerado na forma como se deve fazer aprender, como motivar para essa aprendizagem e como avaliar os conhecimentos e competências adquiridos. ATTENDANCE CONDITIONS: Considera-se como fator do seu sucesso neste curso a motivação dos formandos e a sua disponibilidade total para interagirem com o formador e com os outros formandos na colocação de questões ou dúvidas sobre a matéria e disponibilidade de tempo para estudarem os conteúdos, elaborarem todas as atividades sugeridas e as avaliações propostas. Cumulativamente, os formandos devem possuir: • Habilitações escolares mínimas ao nível da licenciatura (1.º ciclo do Ensino Superior); • Conhecimentos e prática de informática como utilizadores, em ambiente Windows; • Prática de utilização de browsers de navegação na Web; • Uma conta de correio eletrónico ativa e prática na sua utilização; • Disponibilidade de tempo mínima de 12 horas por semana para: – Realização do autoestudo dos conteúdos disponibilizados online; – Pesquisa de informação com interesse para o âmbito dos diversos módulos; – Realização de todas as e-atividades propostas (testes, trabalhos, etc.); – Elaboração do trabalho final. GOALS: 1. Definir cancro e enumerar as suas características principais 2. Distinguir tumor benigno de maligno 3. Distinguir os diferentes tipos de cancro, de acordo com a sua origem 4. Explicar o processo de cancerização das células, desde as lesões pré-malignas à metastização 5. Enumerar as causas genéticas e ambientais dos cancros 6. Descrever os principais factores de risco para o aparecimento de cancro 7. Descrever as principais medidas de prevenção dos cancros 8. Distinguir os diferentes tipos de biomarcadores de cancro 9. Dar exemplos dos principais biomarcadores para cada tipo de cancro e caracterizá-los 10. Enumerar as aplicações e usos aprovados dos diversos biomarcadores de cancro 11. Explicar o funcionamento dos testes analíticos empregados para a deteção dos biomarcadores de cancro e sua interpretação 12. Conhecer as perspetivas atuais na investigação de biomarcadores de cancro. CONTENTS: O Curso de Biomarcadores de Cancro está organizado em 7 módulos de realização sequencial, que se desenvolver em 7 unidades de formação (UF). MÓDULO 1 | Cancro – definição e considerações gerais. Classificação dos cancros. UF 1 – O que é o cancro? Considerações gerais e classificação MÓDULO 2 | Biologia do cancro. UF 2 – Biologia do cancro – como nasce e se desenvolve um cancro MÓDULO 3 | Factores de risco e medidas de prevenção dos vários cancros. UF 3 – Fatores de risco e medidas de prevenção dos cancros MÓDULO 4 | Biomarcadores de cancro: tipos, características e valores de referência. UF 4 – Tipos, características e valores de referência dos biomarcadores de cancro mais utilizados MÓDULO 5 | Biomarcadores de cancro: aplicações e usos aprovados para os diferentes cancros. UF 5 – Aplicações e usos aprovados dos diversos biomarcadores de cancro para diferentes tipos de cancro MÓDULO 6 | Testes analíticos para biomarcadores de cancro e sua interpretação. UF 6 – Testes analíticos para biomarcadores de cancro e sua interpretação MÓDULO 7 | Perspectivas e investigação. UF 7 – Perspetivas – investigação atual nesta área Para mais informações consulte o Guia de Curso. SKILLS: Com os objetivos educacionais anteriores pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências: • Utilizar na comunicação profissional a terminologia específica associada ao cancro e aos biomarcadores de cancro; • Descrever os principais fatores de risco do cancro e reconhecer a importância da prevenção; • Enumerar os principais biomarcadores de cancro e relacioná-los com o tipo de cancro; • Interpretar valores analíticos de biomarcadores de cancro; • Interpretar o funcionamento dos testes analíticos usados para a deteção dos biomarcadores de cancro; • Desenvolver a capacidade de análise de textos científicos e explicar os fundamentos teóricos dos problemas práticos; • Desenvolver a capacidade de auto-aprendizagem, de pesquisa e de escolha de informação adequada. METHODOLOGY: A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. O modelo pedagógico da UAb assenta em quatro grandes pilares: #1 | A aprendizagem centrada no estudante O estudante tem um papel ativo na gestão temporal das suas atividades, na monitorização das aprendizagens realizadas, no estabelecimento de metas de trabalho e na formação de comunidades de aprendizagem. #2 | O primado da flexibilidade Sendo um modelo assíncrono, o estudante aprende quando e onde quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem constrangimentos geográficos e temporais. #3 | O primado da interação No processo de aprendizagem, a interação vai muito além da relação professor-estudante: promove-se também entre estudantes, através da criação de grupos de discussão no interior de cada turma virtual. #4 | O princípio da inclusão digital A UAb desenvolve estratégias educativas que facilitam a aquisição e desenvolvimento da literacia digital dos estudantes, contribuindo de forma decisiva para a Sociedade do Conhecimento. Para mais informações consulte o Guia de Curso, sff. ASSESSMENT: •Avaliação formativa: Ao longo do curso, os estudantes poderão aferir a sua aprendizagem através de pequenos testes de auto-avaliação que serão apresentados no final de cada UF, disponibilizando-se também as respostas. •Avaliação da aprendizagem: A avaliação deste curso será realizada através de um trabalho de pesquisa a realizar pelos estudantes, de acordo com temas previamente definidos e acordados entre o formador e os estudantes. A classificação final do trabalho de pesquisa será atribuída na escala de 0 a 20 valores. •Avaliação final no curso: A Classificação Final no Curso é a média ponderada das avaliações obtidas na participação nos fóruns de discussão (20%) e no trabalho final de pesquisa (80%). Consideram-se aprovados no curso os formandos com CFC igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20. Para mais informações consulte o Guia de Curso. APPLICATION: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Thursday February 1st, 2024