> (Português) Competências sócio emocionais no pós-pandemia: Ajudar os pais a promover a qualidade de vida dos seus filhos CREDITS / ECTS: (Português) 1 ECTS DURATION: (Português) 26 horas COORDINATOR: Lúcia da Graça Cruz Domingues TEACHER: Marilene Santana dos Santos Garcia START: 2022-05-24 APPLICATIONS FROM: 2022-04-20 APPLICATIONS UNTIL: 2022-05-10 COST: (Português) 90€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A pandemia e a introdução cada vez mais intensa de tecnologias digitais têm afetado comportamentos sociais e emocionais tanto de adultos como de crianças e jovens. O desenvolvimento de estudos recentes neste âmbito aponta para necessidade de uma melhor preparação não só de educadores, mas dos próprios pais para que possam promover apoios emocionais mais adequados e se envolver de forma mais consistente com o território escolar. Em períodos críticos como o que o mundo tem vindo a atravessar, é necessário restabelecer a confiança e a tranquilidade das relações afetivas e sociais que invariavelmente se viram alteradas afetando significativamente o bem estar dos mais novos. Neste curso pretende-se ajudar as famílias, designadamente os pais, mas também outros educadores, a desenvolverem competências sobre como lidar com aspetos como resiliência, empatia, confiança, tolerância, frustração, interesse para os estudos, tomada de decisão, colaboração, autoconfiança, abertura para o novo, curiosidade para aprender, entre outros aspetos importantes para uma formação emocional e social que ajudem as crianças e jovens a enfrentar de modo sustentável o tempo presente e as incertezas do futuro. RECIPIENTS: (Português) Pais ou outros responsáveis por crianças e jovens em idade escolar; educadores em geral. Educadores que lidam com temáticas relativas a novas interações entre família e escola. GOALS: (Português) Objetivo geral: Dialogar, orientar e informar pais e responsáveis por crianças e jovens sobre o papel e influência das competências socioemocionais no quotidiano de forma a reforçar o seu valor educacional para lá do âmbito da escola propriamente dita. Objetivos específicos: 1) Identificar as competências sócioemocionais que podem ser trabalhadas no ambiente da família; 2) Desenvolver diálogos com foco na atenção, prevenção e cuidados sobre as competências sócioemocionais; 3) Apresentar estratégias sobre o uso das emoções e formas de relacionamento social que possam contribuir para mais qualidade de vida das crianças e jovens 4) Analisar situações e casos vividos no referido âmbito tendo em vista identificar formas de atuação que promovam o bem estar e a segurança afetiva dos envolvidos. CONTENTS: (Português) O curso será dividido em 4 módulos: Módulo 1): Autogestão Módulo 2): Envolvimento com os outros Módulo 3) Amabilidade e resiliência emocional Módulo 4) Abertura para o novo METHODOLOGY: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. ASSESSMENT: (Português) A avaliação é essencialmente de natureza qualitativa, tendo por base uma Rubrica que será disponibilizada e que considera 5 níveis de aprovação, consoante as atividades realizadas. O nível 5 corresponde ao desempenho mais elevado, o nível 1 ao desempenho mais baixo. Desempenhos inferiores aos do nível 1 da Rubrica, correspondem a não aprovação no módulo. APPLICATION: Sign up for the course (here) LAST UPDATE: Wednesday March 23rd, 2022