> (Português) Competências Transversais – Promoção da autonomia do estudante CREDITS / ECTS: (Português) 1 ECTS DURATION: (Português) 26 horas COORDINATOR: Maria de Fátima Goulão TEACHER: Maria de Fátima Goulão START: 2025-06-01 END: 2025-01-27 APPLICATIONS FROM: 2025-11-10 APPLICATIONS UNTIL: 2025-12-15 COST: (Português) 0€ (curso gratuito) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A promoção da autonomia é uma competência transversal que permite ao estudante assumir o controle de seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo independência, responsabilidade e autossuficiência. A promoção da autonomia é especialmente relevante no ensino superior, onde a aprendizagem autónoma é um dos pilares para o sucesso académico e profissional. Quando os estudantes desenvolvem essa competência, tornam-se capazes de enfrentar desafios de maneira proativa, ajustando-se a diferentes contextos e pedidos. A autonomia também é essencial para o desenvolvimento pessoal, já que permite que os indivíduos explorem os seus interesses e fortaleçam a sua capacidade de tomar decisões informadas. RECIPIENTS: (Português) Estudantes que frequentam a Universidade Aberta, com prioridade para os de primeira matrícula. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador, incluindo de navegação na Internet. GOALS: (Português) Geral: Capacitar os estudantes a desenvolverem autonomia na aprendizagem, aprimorando a sua capacidade de autorregulação e pensamento crítico para um desempenho académico mais eficiente e sustentável. Específicos: • Perceber o papel da monitorização do progresso no processo de aprendizagem; • Definir o papel da autorregulação no processo da aprendizagem autónoma. CONTENTS: (Português) Semana 1: Módulo 1 - Fundamentos da Autonomia na Aprendizagem Semana 2: Módulo 2 - Ferramentas e Estratégias para Aprendizagem Independente Semana 3: Módulo 3 - Aplicação Prática e Sustentabilidade da Autonomia BIBLIOGRAPHY: (Português) Costa, G. et al (2022). A procrastinação e autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários: Um ensaio temático. Research, Society and Development, 11(12), 1-12 DOI:http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34914 Joly,M. et al (2012). Autorregulação na universidade. II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, UM, 1020-1028´ Monteiro, S.,Almeida,L. & Vasconcelos, R. (2012). Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: Convergência no desempenho académico excelente. Revista Brasileira de Orientação Profissional 13(2), 153-162 Lima, P. & Evangelista,B. (2023). A utilização do ciclo PDCA como metodologia ativa na educação: Uma visão sistémica e freiriana. Revista Carioca de Ciências, Tecnologias e Educação (online), 8(2), 33-43 Simão, A. & Frison, L. (2013). Autorregulação da aprendizagem: Abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação 45, 2-20 Zoltowski,A.& Teixeira,M. (2020). Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários: Um estudo qualitativo. Psicologia em Estudo,25, 1-14 SKILLS: (Português) • Planificar e conduzir seus estudos de forma independente. • Refletir criticamente sobre o seu progresso e aplicar melhorias contínuas. • Demonstrar proatividade na resolução de problemas e na busca por novos conhecimentos. • Manter uma mentalidade de aprendizagem contínua METHODOLOGY: Microcredencial realiza-se em regime de e-learning. Na Internet a Microcredencial é suportada pela plataforma em utilização na UAb e adaptada ao seu Modelo Pedagógico Virtual. As e-atividades decorrem em modo assíncrono. Quer isto dizer que o estudante aprende à hora e no dia que pretende, sem existir a figura do docente presente em sala de aula. Haverá um tutor que estará disponível apenas para esclarecimento de dúvidas. Os temas são disponibilizados após conclusão do tema anterior. ASSESSMENT: (Português) A avaliação é de 0 a 20 valores. Sendo a avaliação das e-atividades das primeiras semanas de 40% e a avaliação do trabalho final de 60%. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Monday August 18th, 2025