> (Português) Comunicação e Atendimento ao Cidadão CREDITS / ECTS: (Português) 1 ECTS DURATION: (Português) 26 horas COORDINATOR: Isabelle Marques TEACHER: Mariana Ninitas, Sílvia Barbosa START: 2023-10-17 END: 2023-11-21 APPLICATIONS FROM: 2023-07-17 APPLICATIONS UNTIL: 2023-10-01 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A Microcredencial “Comunicação e atendimento ao cidadão” destina-se a capacitar os formandos a compreenderem os processos de comunicação em contexto organizacional e melhorar as suas capacidades e competências em contexto de atendimento ao cidadão, bem como facilitar o desenvolvimento de processos colaborativos de comunicação, tanto presenciais como a distância. RECIPIENTS: (Português) Adultos maiores de 23 anos, encaminhados por Entidades Parceiras da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025 e público individual, residentes em Portugal, com a escolaridade mínima obrigatória (12º ano). Será dada prioridade aos candidatos provenientes dos Parceiros. GOALS: (Português) • Compreender o conceito e os processos de comunicação; • Identificar barreiras à comunicação e definir estratégias para a resolução de conflitos; • Compreender as dinâmicas existentes entre a comunicação e o envolvimento, a cooperação, a motivação e o desempenho das equipas; • Identificar a utilização das TIC nos processos de comunicação organizacional; • Desenvolver competências relacionais e comunicacionais capazes de favorecer um atendimento ao cidadão eficaz e adequado. CONTENTS: (Português) Esta Microcredencial tem a duração de 26 horas (1 ECTS da UAb) e está estruturada em 4 módulos com a duração de uma semana cada. Os módulos desenvolvem-se sequencialmente. Estes módulos são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso. 0. Ambientação ao contexto online 1. O que é a Comunicação? 2. Comunicação com Público Externo e Interno à Organização 3. Processos de Comunicação 4. Atendimento ao Cidadão METHODOLOGY: A Microcredencial realiza-se em regime de e-learning, através do Modelo Pedagógico Virtual da UAb. Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. ASSESSMENT: (Português) A avaliação é formativa. Ponderação de 100% da avaliação relativa à avaliação formativa ao longo dos 4 tópicos: participação nos fóruns, realização das atividades propostas e comentários (5 valores por tópico). Nota final: De 0 a 20 valores. Os formandos que não obtenham 10 valores como nota final terão de realizar um trabalho individual escrito. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Friday July 14th, 2023