(Português) Este é um curso de iniciação à língua e cultura árabes. Os formandos iniciam-se à escrita e leitura da língua árabe literária, língua oficial dos países árabes desde o Norte da África até o Médio Oriente. O método de ensino é adaptado aos lusófonos.
O desenvolvimento histórico da língua, que será realizado, é uma componente fundamental para a compreensão e o acompanhamento da aprendizagem.
Para uma melhor contextualização histórico-cultural da língua e da sua estrutura com base nas informações históricas, antropológicas e epistemológicas, o formando será igualmente iniciado na cultura árabe. A abordagem é, então, interdisciplinar. Os exemplos e textos básicos previstos na formação focam principalmente temáticas relacionadas com o mundo empresarial, o turismo e a iniciação à cultura facilitando a compreensão e domínio das questões da língua.
RECIPIENTS:
(Português) Profissionais em qualquer atividade empresarial, desde o turismo a outras áreas com necessidade de contactos com regiões falantes da língua árabe, estudantes e público em geral interessado em iniciar-se à língua e cultura árabes.
GOALS:
(Português) - Iniciação à escrita árabe.
− Iniciação à leitura do árabe.
− Iniciação à comunicação básica em árabe.
− Aquisição do conhecimento básico e fundamental para a compreensão da cultura árabe e das
mentalidades dos diferentes povos árabes.
− Aquisição das ferramentas necessárias para compreender e interpretar a atualidade dos países
árabes.
CONTENTS:
(Português) O curso é lecionado no regime online, recorrendo à plataforma de e-learning da Universidade Aberta e seguindo o modelo pedagógico virtual desta Universidade.
Os formandos terão de instalar uma fonte de escrita árabe nos seus computadores.
Os formandos terão acesso aos textos e outro tipo de material de apoio quer na parte linguística, quer na parte cultural.
Programa linguístico:
Escrita:
− História da língua árabe
− Alfabeto árabe
− Tipologia alfabética conforme as formas gráficas
− As vogais
− As palavras
− Os pronomes pessoais
− Os demonstrativos
− As preposições
− As expressões de tempo
Leitura e comunicação:
− Os países
− No aeroporto
− No hotel
− No restaurante
− No táxi
− Na empresa
− Os números
− As cores
− Passear
BIBLIOGRAPHY:
(Português) - Beeston, A. F. L. (1971), Arabic Nomenclature: A summary guide for beginners. Oxford: Oxford University Press,
- Frei João de Sousa (1981), Vestígios da língua arábica em Portugal, Lisboa: A. Farinha de Carvalho.
- Hourani Albert (2006), Uma história dos povos árabes, Companhia de Bolso.
- Mostafa Zekri (2002), Manual de iniciação ao Árabe, Ed. UAlg.
- Sabbagh, Alphonse Nagib (2011), Dicionário árabe-português, Ed. Almádena Editora.
METHODOLOGY:
A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning, em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas.
ASSESSMENT:
(Português) Espera-se que durante a ação o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que elabore as e-atividades de aprendizagem propostas no curso.
A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. A avaliação final é atribuída na escala de 0 a 20 valores. Consideram-se aprovados os formandos que obtiverem pelo menos 10 valores na classificação final.