> (Português) Cyberbullying: da consciencialização à prevenção CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Lina Morgado TEACHER: Ana Paula Afonso START: 2025-02-18 APPLICATIONS FROM: 2024-12-23 APPLICATIONS UNTIL: 2025-02-02 COST: (Português) 170€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) O cyberbullying tornou-se rapidamente uma epidemia do século XXI e uma preocupação crescente para estudantes, pais, educadores e professores. No contexto emergente da pandemia por COVID-19, com o incremento do recurso às tecnologias online e à exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais e mundo virtual, este fenómeno tornou-se ainda mais evidente. Este curso emerge de diagnósticos efetuados e das necessidades dos professores para lidarem/atuarem perante o fenómeno do cyberbullying e os seus efeitos sobre os jovens em idade escolar. Propõe-se criar dinâmicas para consciencializar sobre o impacto deste fenómeno em contextos educacionais e identificar e aplicar estratégias de prevenção/intervenção do cyberbullying em casa e nas escolas. Com este curso, pretende-se dotar os professores de competências que os transformem na força motriz para prevenir o cyberbullying em contexto educativo. RECIPIENTS: (Português) - Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, releva para progressão em carreira na área cientifico-didática – no seguimento do despacho extraordinário - n.º 2053/2021 (Diário da República n.º 38/2021, Série II de 2021-02-24). ÁREA DE FORMAÇÃO - Tecnologias da informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar. Registo de acreditação CCPFC/ACC-114289/22 GOALS: (Português) O curso tem como meta sensibilizar para a problemática do Cyberbullying, através de conhecimentos teórico-práticos que permitam aos formandos identificar, prevenir e intervir face ao Cyberbullying em contexto educativo. – Compreender o conceito de cyberbullying. – Reconhecer os comportamentos associados. – Conhecer características de personalidade do bully e das suas vítimas; – Identificar causas, impactos e efeitos do fenómeno de cyberbullying; – Compreender a importância da prevenção. – Conhecer diferentes estratégias de intervenção. No final os formandos serão capazes de: – Distinguir entre comportamentos de bullying e de cyberbullying; – Refletir sobre o conceito de cyberbullying e o perfil do bully e da vítima no contexto atual; – Reconhecer sinais de alerta em idade escolar, que indiciem o envolvimento em comportamentos de cyberbullying; – Utilizar diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao cyberbullying; – Desenvolver projetos de prevenção e intervenção no cyberbullying. CONTENTS: (Português) 1. O Contexto Online, a Rede e o Cyberbullying 2. Cyberbullying – Compreender o Fenómeno 3. Jogos e as Redes Sociais e Cyberbullying 4. Como lidar com o Cyberbullying? 5. Realização e apresentação de projeto final sobre o tema BIBLIOGRAPHY: (Português) A bibliografia e os recursos online serão fornecidos aos formandos durante o curso. METHODOLOGY: Esta ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância e decorre totalmente online em ambiente de “classe virtual”, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta, bem como de outras plataformas e dispositivos digitais necessários para trabalhar a temática do curso. É neste contexto estruturado especificamente para este curso onde decorre a comunicação/interação entre os participantes e formadores, se realiza a partilha de conhecimento, de experiências, se realizam as aprendizagens significativas permitindo a criação de comunidades de aprendizagem. ASSESSMENT: (Português) A Avaliação da Ação será feita de acordo com o modelo pedagógico da Universidade Aberta contemplando a avaliação contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final. A classificação será qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. APPLICATION: Sign up for the course (here) LAST UPDATE: Friday December 20th, 2024